O evento foi realizado pela Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Segurança. O Secretário da pasta, Ângelo Andrade Cirino, iniciou mostrando o projeto do IFET Cataguases que pode ser baixado no endereço: www.cataguases.mg.gov.br/ifet/ e anunciou a mudança do Campus de Cataguases, que inicialmente seria um pólo avançado e passará a ser pleno, o que propiciará menos restrições em cursos e contratação de professores, sendo limitado apenas pelo investimento do Governo Federal. Em seguida, o secretário respondeu as perguntas dos presentes, que também preencheram um formulário sobre a preferência dos cursos. Os formulários, serão avaliados pela reitoria da instituição, porém, como explicou o secretário, os cursos serão direcionados de acordo com a demanda, vocação do município e proximidade com outros cursos já existentes.
Após toda apresentação, que durou cerca de 2 horas, Ângelo Cirino concedeu uma entrevista coletiva a imprensa presente, onde falou que este primeiro encontro, não tem caráter de audiência pública formal, como definido em Lei e sim de Consulta pública, pois o objetivo principal era dar conhecimento do projeto. "Muita gente já fez a transferência do arquivo do projeto, nós agora divulgamos mais extensamente e a gente espera que a população e os interessados leiam o projeto, a proposta que foi aprovada pelo Ministério da Educação, para aprofundar o conhecimento e a capacidade de debate sobre o IFET".
Conforme explicou, o Secretário, a reitoria do IFET, ficará a cargo da realização das próximas audiências públicas e de todo o cronograma de implantação. "A prefeitura deu o pontapé inicial, a reitoria não pode participar hoje, por causa do período eleitoral [...] o panfleto que fizemos, sequer tinha marca do IFET, porque é proibido pelo período eleitoral" disse.
Por causa do período eleitoral, a instituição também não pôde publicar edital de concurso público para professores e por este motivo, Ângelo acredita que os cursos só deverão ser disponibilizados a partir do segundo semestre de 2015, pois tem todo um processo que não depende do Município ou do IFET.
Sobre a participação e forma que os empresários locais e a população poderão influenciar na construção dos cursos, o Secretário respondeu que as Audiências Públicas que serão de agora pra frente realizadas pelo IFET, tem o objetivo de implantar a gestão participativa do processo educacional e de construção do futuro. "Obviamente a reitoria do IFET não vai fazer isso tudo sozinha, nós vamos estar de braços dados com eles, eu pessoalmente, nós vamos dar todo apoio para realização destas audiências, mas é uma prática que a diretoria do IFET tem, esse caráter avançado e progressista, foi feito assim para a implantação da unidade em Muriaé e será feito assim em Ubá [...] Isso que foi apresentado aqui hoje, essa perspectiva de um novo modelo de desenvolvimento para a cidade, serve como um guia que a juventude e os empresários vão ter perspectiva, a prefeitura de Cataguases vai incentivar, construir incubadoras mas o foco é a economia criativa, não adianta querer chegar um empresário aqui de indústria automobilística e falar pra gente: Se vocês puserem aqui uma fábrica de Engenharia Automobilística eu vou abrir uma fábrica ai. Não vai ser, sabe que isso não é a realidade, a gente não faz nada fora da realidade, o fundamento é análise sócio econômico. A cidade tem certas carências em formação de mão de obra, tem necessidade de absorção de mão de obra, as empresas tem certas demandas, mas por outro lado, a gente tem de ofertar geração de emprego e renda, a gente vai para um novo modelo de desenvolvimento e esse novo modelo de desenvolvimento é a linha principal que faz com que se desenvolva todo esse diálogo com a sociedade, a gente espera que a sociedade compreenda isso e que venha aceitar isso, nós vamos ser uma espécie de liderança nesse processo para conduzir adequadamente nesse novo modelo de desenvolvimento, mas todo o modelo não está fechado ainda" completou.
Nesta segunda feira, representantes do IFET estarão em Cataguases às 15 horas para uma reunião, visando dar início a implantação dos cursos do Pronatec. A data da próxima audiência ainda não está marcada.
0 comments:
Postar um comentário