728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 28 de setembro de 2014

    IF Sudeste MG assina convênio inédito com a Polícia Militar

    Parceria vai oferecer curso técnico de Meio Ambiente a distância para policiais

    Na próxima terça-feira, dia 30, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) firma parceria inédita com a Polícia Militar. Durante a comemoração do aniversário da 4ª Companhia Independente de Meio de Ambiente e Trânsito, em Juiz de Fora, representantes das duas instituições vão assinar o convênio para o início de um curso técnico a distância. As aulas de Meio Ambiente serão oferecidas pelo Campus Rio Pomba a militares pré-selecionados. As equipes serão divididas em dois pólos: JF e Cataguases. A expectativa é que, em breve, outras regiões mineiras também possam capacitar seus policiais por meio do convênio. “Há grande possibilidade de expandirmos essa parceria para todas as regiões do estado de Minas Gerais que estejam interessadas”, explica o coordenador geral de Educação Aberta e a Distância do Campus Rio Pomba, Onofre Barroca de Almeida Neto.

    Campus Rio Pomba / Foto: Divulgação
    A sugestão de fazer uma formação específica para os policiais que lidam diariamente com as questões do meio ambiente surgiu de uma reunião entre o diretor geral do Campus, Arnaldo Prata Neiva Júnior, e o comandante da 4ª Região da PM, coronel José Geraldo de Lima. “Ele abraçou imediatamente a ideia e, na semana seguinte, enviou um representante da corporação a Rio Pomba para tratar do convênio”, lembra Arnaldo. A parceria será formalizada na solenidade que acontece a partir das 10h, na sede da Companhia, localizada no Poço D´Anta, em Juiz de Fora.

    Estrutura

    O curso que será dado aos policiais é o mesmo já oferecido pelo IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba aos alunos do ensino a distância. Durante três semestres, os estudantes têm aulas de disciplinas gerais – como Português, Inglês, Matemática e Estatística – e específicas – Ecologia dos Ecossistemas, Química Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. “O curso ofertado será o mesmo que temos a distância, não havendo adaptações. Acredito que os policiais poderão questionar os professores sobre os assuntos pertinentes à profissão e função deles na PM. Terão todo o respaldo e orientação de nosso corpo docente, que poderá direcionar os estudos de acordo com os interesses demonstrados”, explica Onofre.

    Além de Meio Ambiente, o Campus Rio Pomba oferece cursos técnicos a distância nas áreas de Agroecologia, Alimentos, Gerência em Saúde, Logística, Rede de Computadores, Secretaria Escolar e Zootecnia. As aulas são, em sua maioria, desenvolvidas em ambiente virtual. Porém há encontros presenciais em polos distribuídos em todo o estado de Minas Gerais (Além Paraíba, Alfenas, Barbacena, Boa Esperança, Carangola, Cataguases, Juiz de Fora, Lima Duarte, Muriaé, Ponte Nova, Porteirinha, Rio Pomba, São João Nepomuceno, Ubá e Visconde do Rio Branco).

    O Campus surgiu do desenvolvimento da antiga Escola Agrícola de Rio Pomba, integrando hoje a estrutura multicampi do IF Sudeste MG. Atualmente, oferece, além da modalidade à distância, cursos presenciais. São 11 cursos técnicos (Administração, Agropecuária, Alimentos, Florestas, Gerência de Saúde, Informática, Informática para Internet, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos e Zootecnia), oito cursos superiores (Administração, Agroecologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Física, Matemática, Tecnologia em Laticínios e Zootecnia) e uma pós-graduação (Ciência e Tecnologia de Alimentos).

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais foi criado em 2009 com a união de instituições tradicionais de nossa região: o então Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba, a Escola Agrotécnica de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário de Juiz de Fora. Atualmente, também conta com unidades em Bom Sucesso, Manhuaçu, Muriaé, São João Del Rei e Santos Dumont.

    *Por: Lidiane Souza / Assessoria de Comunicação
    IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: IF Sudeste MG assina convênio inédito com a Polícia Militar Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início