728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

    Alunos campeões de medalhas de Dores do Turvo são destaque no Jornal Nacional

    Estudantes da Escola Estadual Terezinha Pereira são os grandes vencedores das Olimpíadas Brasileiras de Matemática; resultado é fruto de organização

    Uma reportagem do Jornal Nacional publicada na edição desta segunda-feira (16) enfatiza as conquistas dos alunos de Dores do Turvo, na Zona da Mata mineira (cerca de 100Km de Cataguases), na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada há nove anos. Os estudantes da rede estadual de ensino da cidade se destacaram em todas as edições da competição e estão trazendo orgulho e reconhecimento para o município. Ao todo, Dores do Turvo já coleciona 166 premiações, sendo 10 medalhas de ouro, 10 de prata, 28 de bronze e 118 menções honrosas.

    "O trabalho feito no município de Dores do Turvo é admirável, não só porque demonstra o talento dos estudantes e a preparação da Escola Estadual Terezinha Pereira, mas também porque reflete os bons resultados obtidos em toda Minas Gerais na Olimpíada. O primeiro lugar em desempenho no Brasil foi o município de Dores do Turvo, mas entre os dez municípios com melhor desempenho, oito são mineiros. Entre os 50 melhores do Brasil, 34 são mineiros”, enaltece a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

    O resultado da 9ª edição da Olimpíada mostrou que Minas conquistou, pela sétima vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking total de medalhas e também o maior número de medalhas de ouro. “Temos que celebrar essas conquistas, pois elas não são triviais. Elas são fruto de um esforço de todo o Estado, que se reflete também em outras competições, como as de Robótica, Ciências e Língua Portuguesa. Minas sempre conquista bons resultados", acrescenta a secretária.

    “Eu vejo comprometimento dos alunos, dos professores, da comunidade toda, dos pais. Então é um trabalho em equipe”, afirma à reportagem a diretora da Escola Estadual Terezinha Pereira, Ângela Maria Campos. Para o professor da instituição, Geraldo Pereira, as conquistas podem ser explicadas por meio das quatro operações: “somar talentos, dividir informações, diminuir a falta de confiança dos nossos alunos e multiplicar nossas conquistas.”

    “A gente estuda mais, tenta se esforçar mais para conseguir ter bons resultados”, afirma Evandro Firmiano, 14 anos, que conquistou três medalhas de ouro. “Consegui a medalha ajudando ela e praticando mais matemática", diz Flávio Carvalho, vencedor de uma medalha de ouro, que auxilia sua mãe com as contas de casa.

    “O que diferencia o desempenho dos estudantes em Dores do Turvo é a existência de uma excelente organização da escola. Sobretudo, muita dedicação, disciplina em preparar os alunos e também a atitude do professor de adequar o seu ensino ao que o estudante já adquiriu na escola”, explica à reportagem o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho.
    *Fonte: Agência Minas / G1
    Clique aqui para assistir à reportagem na íntegra.

    Veja lista dos vinte melhores municípios:

    Avaliação foi feita com base em desempenho nos nove anos da Obmep. Entre os 50 melhores municípios, 33 são de MG. Entre as 50 cidades melhores nas olimpíadas, uma é do Espírito Santo (Marechal Floriano); oito são do Rio Grande do Sul (Três Arroios, Selbach, Tupandi, Mato Leitão, Westfália, Salvador das Missões, Relvado e Imigrante); duas de Santa Catarina (São Bonifácio e Antônio Carlos) e quatro de São Paulo (Uchoa, Fartura, Américo de Campos e Rubinéia); além do Piauí, que foi representado por Cocal do Alves. Os demais estados não aparecem entre os 50 mais bem colocados.

    1) Dores do Turvo (MG) -  35 pontos - 4.462 habitantes (*)
    2) Cocal dos Alves (PI) - 32 pontos - 5.572 habitantes
    3) Cachoeira de Minas (MG) - 29 pontos - 11.034 habitantes
    4) Coronel Xavier Chaves (MG) - 26 pontos - 3.301 habitantes
    5) Carvalhos (MG) - 26 pontos - 4.556 habitantes
    6) Coimbra (MG) - 24 pontos - 7.054 habitantes
    7) Conceição dos Ouros (MG) - 24 pontos - 10.388 habitantes
    8) Três Arroios (RS) - 23 pontos - 2.855 habitantes
    9) Santo Antônio do Rio Abaixo (MG) - 22 pontos - 1.777 habitantes
    10) Pimenta (MG) - 22 pontos - 8.236 habitantes
    11) Tocos do Moji (MG) - 22 pontos - 3.950 habitantes
    12) Juruaia (MG) - 21 pontos - 9.238 habitantes
    13) Senador Firmino (MG) - 20,9 pontos - 7.230 habitantes
    14) Selbach (RS) - 20,7 pontos - 4.929 habitantes
    15) Capitólio (MG) - 20,5 pontos - 8.183 habitantes
    16) Tupandi (RS) - 19,6 pontos - 3.924 habitantes
    17) São Bonifácio (SC) - 19,5 pontos - 3.008 habitantes
    18) Mato Leitão (RS) -  19,1 pontos - 3.865 habitantes
    19) Japaraíba (MG) - 3.939 habitantes

    20) Senhora de Oliveira (MG) - 5.683 habitantes
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Alunos campeões de medalhas de Dores do Turvo são destaque no Jornal Nacional Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início