728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 27 de novembro de 2013

    Minas lança o DataViva, ferramenta inédita para subsidiar estratégias de desenvolvimento




    Quais as profissões com as melhores médias salariais? Em que setor devo investir na região do Norte de Minas? Qual a cidade que mais produziu queijo no país? Como posso desenvolver meu negócio para integrá-lo à cadeia produtiva de automóveis? Respostas para essas e outras indagações, com maior ou menor nível de detalhes, estão disponíveis, gratuitamente, a partir desta quarta-feira (26), no site DataViva. A ferramenta inovadora foi desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas, em parceria com o professor Cesar Hidalgo, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Inédito, o DataViva é hoje a maior plataforma de dados abertos não só de economia, mas de qualquer setor de governos, do mundo.

    O objetivo da ferramenta é subsidiar o processo de identificação dos melhores caminhos para diversificar a estrutura produtiva e promover o desenvolvimento econômico de cada localidade. Por meio de oito aplicativos, é possível ter acesso a cerca de 100 milhões de visualizações interativas de registros de exportações, de dados da indústria e de ocupações formais de cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Desenvolvido 100% em software livre e com acesso aberto, o projeto recebeu aporte de R$ 1,2 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

    Ao participar da cerimônia de apresentação da plataforma, nesta quarta-feira (27), no Palácio Tiradentes, o governador Antonio Anastasia considerou o DataViva uma revolução. Ele lembrou que faltava a Minas e ao Brasil um banco de dados sistematizado para um correto planejamento das políticas públicas e indução do desenvolvimento econômico e social.

    “No momento em que Minas Gerais tomou a coragem de se associar ao MIT e trazer para nosso Estado a capacidade intelectual de seus pesquisadores, passamos a ter um patamar superior no uso dos dados. São informações públicas, mas que estavam dispersas e não eram conexas. Agora, passamos a ter aqui algumas centenas de milhões de combinações que vão permitir de modo muito claro que a nossa indústria, o nosso comércio, agricultura e serviços possam usufruir desses dados, juntamente com o poder público, para fazerem planejamento e para atraírem mais empresas. É, portanto, uma ferramenta única, primeira vez apresentada pelo poder público no mundo, em que Minas Gerais, mais uma vez, felizmente, inova”, afirmou.

    O diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, ressaltou que a ferramenta também é útil para auxiliar o cidadão comum. “O DataViva não é só uma ferramenta para o Governo pensar as suas políticas pública, mas também uma ferramenta de transparência e de distribuição de conhecimento que serve ao cidadão comum, por exemplo, para guiar as suas escolhas de carreira, quais municípios pagam melhor a sua ocupação, quais indústrias tem maior potencial de desenvolvimento e, assim, servem para a sociedade no geral, setor privado e cidadãos como um todo”, afirmou.    

    Segundo Barrence, as informações foram disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em sua versão atual, o DataViva apresenta dados dos últimos 10 anos, relativos à exportação de 1.256 produtos (da Secretaria de Comércio Exterior) e a 865 ocupações em 427 atividades econômicas da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). São cerca de 2 milhões de registros de exportação e cerca de 40 milhões de empregados por ano. “As bases de dados utilizadas pelo DataViva, tanto o RAIS como  a Secex, são bases atualizadas anualmente. Então, a nossa atualização vai ser quase que imediata à atualização das bases dos ministérios”, completou Barrence.

    Ao fazer a apresentação da dinâmica do DataViva, o professor Cesar Hidalgo (Massachusetts Institute of Technology - MIT) elogiou o Governo de Minas pela iniciativa pioneira. “Minas deu vida às informações públicas e, agora, poderá planejar seu futuro de maneira colaborativa. Temos que celebrar esse momento”, disse.

    Financiado pela Fapemig, a implantação da plataforma contou também com o apoio das instituições que compõem o Sistema de Desenvolvimento Econômico do Estado, juntamente com a Fundação João Pinheiro. Para o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, o DataViva é para o Governo de Minas uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas. “O que a Fapemig está fazendo, ao longo desses 10 anos, é lutar para transformar esse conhecimento em riqueza, em empregos de qualidade em desenvolvimento de longo prazo”, disse.

    Para acessar o DataViva Clique aqui.

    Fonte: Agência Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Minas lança o DataViva, ferramenta inédita para subsidiar estratégias de desenvolvimento Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início