
A reunião começou com a casa cheia, com muita expectativa e comparecimento de diversas professoras e pessoas ligadas a educação e ao Sindicato na esperança de que a Secretária respondesse diversos questionamentos em relação a sua pasta.
Porém, a dúvida do vereador Aquiles Branco, autor do requerimento, que fez com que a Secretária se deslocasse até a Câmara Municipal, era sobre os cursos profissionalizantes do município, como o E-TEC (Escola Técnica Estadual) e Pronatec.
E-Tec
A Secretária Luciana Moreira, explicou que o Polo do E-TEC, funciona na Escola Municipal Carmelita Guimarães, na Vila Reis e disponibiliza cursos como: Agropecuária, Agroecologia, Gerência em Saúde, Informática, Meio Ambiente, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho e que atualmente estão estudando, 270 alunos e já se formaram 600 alunos.
Luciana também explicou que todos os tutores são de seleção do IFET, que o município escolhia os coordenadores, mas que passará a ser realizado um processo seletivo para escolha dos mesmos e que a partir de 2014, dois novos cursos serão implementados
Pronatec
Sobre o Pronatec, a Secretária informou que a maioria dos cursos são realizados sob a responsabilidade da Assistência Social e funciona em duas escolas: Caic e Carmelita Guimarães.
Outra notícia, é que o Pronatec deverá se estender em breve para dois distritos: Vista Alegre e Sereno.
Walmir Linhares

O presidente explicou que caso o vereador queira questionar sobre outro assunto, deve também formalizar um requerimento para novamente chamar a secretária.
Esta posição, embora aparentemente dentro da Lei, trouxe frustração e desânimo com o público presente que esperava respostas sobre outros temas relativos a educação.
Terminado a fala da secretária, o povo foi embora, a Câmara ficou vazia e o vereador Walmir Linhares, retirou seu requerimento sobre o Secretário Ângelo Cirino.
Esta mudança de atitude do presidente Fernando Pacheco, parece fazer parte de uma série de medidas que a Mesa Diretora vem tomando para moralizar as sessões, minimizar as discussões políticas e agilizar as reuniões que vem se estendendo até altas horas. No início desta legislatura, o presidente tentou implantar uma maior participação da vontade popular, porém, diversas reclamações de que os vereadores estariam se digladiando podem ter contribuindo para os novos rumos.
Só esclarecendo, na verdade o e-Tec é um programa do Governo Federal e não estadual, foi lançado com o nome e-Tec (Escola Técnica Aberta do Brasil), hoje ele tem o nome de Rede e-Tec.
ResponderExcluir