728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 26 de outubro de 2013

    Visita da Secretária de Educação de Cataguases frustra expectativas do público presente

    Um dos assuntos previstos para ser tratado nesta sexta-feira (25) na Câmara Municipal de Cataguases, era a convocação da Secretária de Educação, Luciana do Carmo Barbosa Moreira em atendimento ao requerimento do vereador Aquiles Branco.

    A reunião começou com a casa cheia, com muita expectativa e comparecimento de diversas professoras e pessoas ligadas a educação e ao Sindicato na esperança de que a Secretária respondesse diversos questionamentos em relação a sua pasta.

    Porém, a dúvida do vereador Aquiles Branco, autor do requerimento, que fez com que a Secretária se deslocasse até a Câmara Municipal, era sobre os cursos profissionalizantes do município, como o E-TEC (Escola Técnica Estadual) e Pronatec.

    E-Tec

    A Secretária Luciana Moreira, explicou que o Polo do E-TEC, funciona na Escola Municipal Carmelita Guimarães, na Vila Reis e disponibiliza cursos como: Agropecuária, Agroecologia, Gerência em Saúde, Informática, Meio Ambiente, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho e que atualmente estão estudando, 270 alunos e já se formaram 600 alunos.

    Luciana também explicou que todos os tutores são de seleção do IFET, que o município escolhia os coordenadores, mas que passará a ser realizado um processo seletivo para escolha dos mesmos e que a partir de 2014, dois novos cursos serão implementados

    Pronatec

    Sobre o Pronatec, a Secretária informou que a maioria dos cursos são realizados sob a responsabilidade da Assistência Social e funciona em duas escolas: Caic e Carmelita Guimarães.

    Outra notícia, é que o Pronatec deverá se estender em breve para dois distritos: Vista Alegre e Sereno.

    Walmir Linhares

    Após as explicações da Secretária sobre a dúvida do vereador Aquiles Branco, o vereador Walmir Linhares, tentou fazer outras perguntas sobre a educação no município, mas o Presidente explicou que só aceitaria perguntas relativas ao assunto levantado pelo propositor e que não mais aceitará palanque eleitoral nas reuniões, pois se o secretário foi chamado para um determinado assunto, não seria bom e poderia deixá-lo desconfortável, se indagado em outro assunto.

    O presidente explicou que caso o vereador queira questionar sobre outro assunto, deve também formalizar um requerimento para novamente chamar a secretária.

    O vereador Mauricio Rufino, também explicou que conforme o Regimento Interno, o vereador tem o direito de questionar qualquer secretário que for a Câmara, porém, o assunto deve ficar dentro do que foi lançado pelo propositor do requerimento.

    Esta posição, embora aparentemente dentro da Lei, trouxe frustração e desânimo com o público presente que esperava respostas sobre outros temas relativos a educação. 

    Terminado a fala da secretária, o povo foi embora, a Câmara ficou vazia e o vereador Walmir Linhares, retirou seu requerimento sobre o Secretário Ângelo Cirino.

    Esta mudança de atitude do presidente Fernando Pacheco, parece fazer parte de uma série de medidas que a Mesa Diretora vem tomando para moralizar as sessões, minimizar as discussões políticas e agilizar as reuniões que vem se estendendo até altas horas. No início desta legislatura, o presidente tentou implantar uma maior participação da vontade popular, porém, diversas reclamações de que os vereadores estariam se digladiando  podem ter contribuindo para os novos rumos.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comments:

    1. Só esclarecendo, na verdade o e-Tec é um programa do Governo Federal e não estadual, foi lançado com o nome e-Tec (Escola Técnica Aberta do Brasil), hoje ele tem o nome de Rede e-Tec.

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Visita da Secretária de Educação de Cataguases frustra expectativas do público presente Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início