728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 29 de outubro de 2013

    Projeto do sistema prisional de Juiz de Fora é destaque no Domingão do Faustão

    O projeto de ressocialização desenvolvido na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi destaque neste domingo (27) no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Os detentos confeccionam peças de tricô de alta costura, em parceria com a grife Doisélles, em um ateliê montado dentro da unidade prisional. A diretora da penitenciária, Ândrea Andries, e a estilista da marca, Raquell Guimarães, foram ao programa e gravaram depoimentos que destacam os êxitos das políticas de ressocialização de detentos e humanização do sistema prisional desenvolvidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social.

    O trabalho de ressocialização desenvolvido com os presos possui êxito internacionalmente reconhecido, tanto que as peças já ganharam o mundo e são vendidas em um showroom em São Paulo, em feiras em Paris e Tóquio e em 70 lojas multimarcas no Brasil. Além disso, a cantora Daniela Mercury já usou peças produzidas pelos detentos de Juiz de Fora no Carnaval de Salvador. Recentemente, a apresentadora da TV Globo, Angélica, também apareceu em um programa com um dos modelos.

    Os detentos se dedicam oito horas por dia à produção. A marca, Doisélles, foi criada pela empresária mineira Raquell Guimarães, que teve a ideia de buscar mão de obra na prisão, já que não conseguia no mercado. “Normalmente quem realiza esse tipo de trabalho são pessoas mais idosas, senhoras, que não conseguiam se dedicar como precisávamos. Então pensei nessa parceria, mas imaginei mulheres. Quem sugeriu que fossem os homens foi a diretora da penitenciária”, conta a empresária.

    A diretora Ândrea Andries, que comanda a unidade, sempre apostou no talento dos detentos. “Falei com ela (Raquell Guimarães) que em dez dias a gente ia conseguir provar que eles eram capazes. E deu tão certo que eles até já criaram um modelo”, revela. Os detentos realizam o trabalho desde 2009, quando foram capacitados e aprenderam o ofício. Célio Tavares de Souza é um deles. Hoje no regime semiaberto, ele foi contratado pela Doisélles. Trabalha na sede da empresa como auxiliar de produção. “Essa oportunidade levantou minha autoestima e mostrou que podemos ser reintegrados à sociedade”, afirma.




    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Projeto do sistema prisional de Juiz de Fora é destaque no Domingão do Faustão Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início