728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 26 de junho de 2013

    Em uma reunião democrática manifestantes ocupam a tribuna da Câmara dos vereadores de Cataguases


    Como havia sido combinado, muitos manifestantes estiveram presentes na reunião desta terça-feira (25) na Câmara municipal de Cataguases. 

    Em uma primeira parte muito produtiva, os vereadores aprovaram em segunda votação por unanimidade os projetos orçamentários oriundos do executivo, PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e adiaram a discussão do projeto do vereador Fernando Rodrigues do Amaral (PC do B), que autoriza o Chefe do Poder Executivo a construir galpões para instalação de Micro e Pequenas Empresas no Município de Cataguases.

    Em seguida, o presidente, Fernando Pacheco Fialho (PMDB), com muito bom senso, abriu a palavra no grande expediente para todos que quiseram manifestar, como em uma mini-audiência pública.

    Participações:


    Paulo Lúcio, o popular carteirinho, usou a palavra primeiro e explicou sobre o movimento que segundo ele, não é uma insatisfação com os políticos, mas com o sistema político que deixa muito a desejar no Brasil. Para ele, a população deseja participar mais e sugeriu que implantassem em Cataguases o orçamento participativo e projetos de iniciativa popular entre outras coisas. Ele também destacou os principais problemas de Cataguases, que são mais comentados nas redes sociais como: Cancelamento do Contrato com a COPASA, transporte coletivo de qualidade, pagamento do piso salarial dos professores, construção da pista de Skate, reabertura do Cinema Edgard, organização do trânsito, melhorias ambientais, construção de universidades, crescimento econômico, geração de empregos, realização de concurso público, plano de mobilidade urbana, conclusão da estrada da Empa, conclusão da rodoviária da Taquara Preta, entrega das casas do "Minha Casa Minha Vida", instalação do Corpo de Bombeiros, Parque de Exposições entre outras demandas. Paulo Lúcio, sugeriu também, que a Câmara convocasse com frequência, os secretários municipais, para prestarem contas e informar ao legislativo o que estão fazendo, pois conforme disse, "eles vão na rádio mas não vem a Câmara".


    Outros também falaram, como os organizadores do movimento, Lilian Donofre e Eduardo Yep que explicaram sobre o movimento que é apartidário e que eles não tem intenção de participar de partidos políticos e sim, propor ideias e que também a partir de agora, estariam acompanhando todas as reuniões. 

    Alexandre Campos, também falou na tribuna e disse que segundo um pronunciamento que ele já havia feito, os vereadores tem de dar maior atenção as redes sociais e ao facebook, pois existe uma onda de reivindicações e que quem não conseguir se posicionar na crista dela, será engolido por ela. Ele solicitou também que os vereadores unissem forças com políticos do partido de cada um para ajudar Cataguases.


    Outros também usaram a tribuna, como a jovem, Ana Clara Lomeu que falou sobre alunos que não podem ficar até o último horário na escola por falta de ônibus. O advogado Eduardo Barcelos, pediu que os vereadores revogassem a Lei do Fluminense que é motivo de escárnio para o município e sugeriu que todas as leis municipais fosse colocadas na internet. Um funcionário da prefeitura, falou sobre o ticket alimentação, que ele chamou de cartel pois no seu entendimento, não tem lógica a prefeitura mudar para um ticket que não é aceito nos principais mercados da cidade.

    Os vereadores Serafim Couto Spindola e Geraldo Majella elogiaram a atitude dos jovens e pediram para continuarem vindo as Sessões. 

    Maurício Rufino, pediu que os manifestantes passassem uma pauta de reivindicações para nortearem os trabalhos do legislativo e também disse para os jovens não desanimar.

    O vereador Vinicius, disse que será formado em Cataguases um conselho municipal da juventude e que conta com a participação de todos os jovens.

    Outros vereadores também se manifestaram favoráveis aos manifestantes, como o vereador Walmir Linhares e Antônio Pereira (o Beleza).


    Por Fim, o comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar Especial de Cataguases, Major Antônio Carlos Freitas, que recebeu muitos elogios pela conduta da polícia frente as manifestações, que atuou garantindo a segurança e a ordem de todos, sem precisar utilizar de força, também falou para o plenário e disse que Cataguases foi um prêmio em sua carreira, pois possui um índice de ocorrência de crimes violentos abaixo da média dos outros municípios vizinhos de porte semelhante ao de Cataguases e que o povo de Cataguases se comporta de forma ordeira.
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Em uma reunião democrática manifestantes ocupam a tribuna da Câmara dos vereadores de Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início