Lenda do heavy metal e figura controversa do rock encerra carreira com legado significativo
![]() |
Foto: Ross Halfin / Divulgação Internet. |
Ozzy Osbourne, figura central na formação do que conhecemos hoje como heavy metal, faleceu em 22 de julho de 2025, aos 76 anos. Segundo comunicado da família, ele encerrou sua trajetória “rodeado por amor”.
A confirmação vem poucas semanas após seu último show, realizado no dia 5 de julho, em Birmingham, ao lado de seus companheiros originais do Black Sabbath.
Nascido John Michael Osbourne, em dezembro de 1948, na Inglaterra, ele ganhou destaque ao cofundar o Black Sabbath no fim dos anos 1960. Com clássicos como “Paranoid” e “Iron Man”, ajudou a moldar o gênero heavy metal.
Após ser afastado da banda em 1979, enfrentou problemas com substâncias tóxicas, mas lançou carreira solo de sucesso, com hits como “Crazy Train” e álbuns multi-platina.
Em 2020, veio a confirmação de que sofria de Parkinson, doença que afetou sua capacidade de locomoção, embora não deixasse seu desempenho vocal.
Mesmo debilitado, ele subiu ao palco em julho revitalizado para a turnê “Back to the Beginning”, um tributo à sua cidade natal, com os membros originais do Sabbath e performances de grandes nomes do rock e do metal.
Esse último concerto transformou-se em um grande festival beneficente no estádio Villa Park. Mais de uma dezena de artistas – de Metallica a Guns N’ Roses – participaram, e toda a renda foi revertida para instituições de caridade, incluindo o combate ao Parkinson em Birmingham.
A morte de Ozzy Osbourne representa o fim de uma era no rock mundial. Sua trajetória que mistura rebeldia, sucessos marcantes e superação de adversidades rendeu prêmios, reconhecimento como influência no gênero e uma transformação inconfundível na cultura popular, incluindo sua presença em reality shows dos anos 2000.
Ele deixa viúva, Sharon Osbourne, cinco filhos — Aimee, Kelly, Jack, Jessica e Louis — e vários netos, além de uma herança musical que inspirará gerações futuras.
Por Mídia Mineira.
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário