728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 9 de dezembro de 2023

    Projeto “Encontros com a Arte Capoeira” projeta a nível nacional e internacional iniciativas de Cultura Popular em Cataguases e região

    Iniciativa reforça a presença da capoeira como ferramenta de transformação social e fortalecimento da Cultura Popular em comunidades escolares, além de potencializar a democratização cultural no interior mineiro.


    Com patrocínio da CBA via Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto Votorantim e Paletitas o Projeto “Encontros com a Arte Capoeira” projeta a nível nacional e internacional trabalhos de Cultura Popular que são realizados no interior de Minas Gerais. Segundo o Coordenador do projeto Maycon Vilela conhecido como Professor Chinês, o projeto visa disseminar a arte da capoeira no interior de Minas Gerais, através da realização de vários encontros. Conectando através de intercâmbios, oficinas e aulões itinerantes, capoeiristas do interior mineiro com profissionais de diferentes regiões do país, que tenham trabalhos consolidados nacionalmente, além de viabilizar encontros com capoeiristas reconhecidos mundialmente.



    Desde fevereiro de 2023 o projeto percorre diferentes municípios da Zona da Mata mineira, realizando aulões itinerantes de capoeira em parceria com a comunidade escolar, além de promover intercâmbios com capoeiristas de outros estados e países. Já foram contempladas as cidades mineiras de Cataguases, Miraí, Muriaé, Itamarati de Minas, Rosario da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. Precisamos Viabilizar e fortalecer diversas iniciativas independentes ligadas a Arte Capoeira, em diferentes comunidades no interior da Zona da Mata Mineira, contribuindo para que inúmeras crianças e jovens possam apreciar e vivenciar a arte da capoeira em toda sua riqueza cultural e preservação histórica, ampliando não só novas perspectivas de entretenimento, desenvolvimento sociocultural, educacional e corporal, mas também apreciar a capoeira como um possível campo de atuação profissional. Nesta perspectiva buscamos preservar a imagem do "Mestre de Capoeira" como produtor e transmissor de cultura viva. Afirma Chinês. Em minha formação como capoeirista, tive a oportunidade e privilégio de ter orientações de um grande profissional e Mestre na Capoeira como Tico Preto (Francisco), que me possibilitou conhecer e me aprofundar na metodologia desenvolvida mundialmente pela ABADÁ-CAPOEIRA que é presidida pelo Mestre Camisa (José Tadeu), responsável pela disseminação da Capoeira a nível mundial, entendo a importância deste contato e oportunidades, então hoje, com a ajuda de muitos outros capoeiristas da região, me esforço para possibilitar vivências e formações diferenciadas para as novas gerações, em especial pessoas que vivem em locais com dificuldades de usufruir de bens culturais, mantendo a Capoeira viva e se desenvolvendo em nossa sociedade. Completa Chinês.



    Nos meses de agosto e setembro de 2023 foi realizado um Mega Evento nas cidades mineiras de Cataguases e Miraí, com a presença do Ilustre e renomado Mestre Camisa (José Tadeu), com atividades de fortalecimento da Arte Capoeira. Inicialmente foi realizada atividade Solene, ressaltando os diversos benefícios e importância da presença da capoeira em nossa sociedade, foram realizadas também ações de Capoeira Adaptada e Inclusiva na Apae de Cataguases, e não parou por aí, pois durante os eventos foi viabilizada tradução com Intérprete de Libras para pessoas com deficiência, pois o Projeto tem como um dos principais focos a inclusão. Foi promovido um grande encontro com a população de Miraí através de um Cortejo Cultural, Aulões abertos de Capoeira, Apresentações culturais como Show de Capoeira com acrobacias, músicas e instrumentos da Capoeira. Até o momento o projeto já beneficiou em média 2.000 pessoas e tem em sua ficha técnica principal os profissionais: Maycon Vilela-Chinês (Coordenação Geral) / Rayane Rodrigues-Raio de Sol (Coordenação de produção) / Marcus Diego-Olho de Gato (Produção Executiva) / Capoeiristas Arte-Educadores Elivelton Sabino – Tic, Jonatas Megres – Japão Mineiro, Arnaldo Cesar – Maguila, Déborah da Silva-Iúna e Thiago Albert-Ratinho.


    E para gerar ainda mais impactos do projeto na região, será realizado Aulão de Contrapartida Social no dia 16 de dezembro de 2023 na cidade de Cataguses MG, esse momento promete novos e lindos encontros com a Arte Capoeira.





    Fotos: Projeto Encontros com a Arte Capoeira / Divulgação.


    Fonte: Projeto Encontros com a Arte Capoeira.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Projeto “Encontros com a Arte Capoeira” projeta a nível nacional e internacional iniciativas de Cultura Popular em Cataguases e região Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início