Cerca de 35% dos inscritos conseguem largar o vício do cigarro.
Na última quarta-feira, 13 de dezembro, aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Paraíso, mais um encontro do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, que celebrou uma nova conquista com mais uma turma que superou o vício do tabaco.
Sob a coordenação do presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), o médico Joseph Freire, três grupos, cada um composto por 20 participantes, foram acompanhados durante três meses. Cerca de 35% desse total alcançou o objetivo de abandonar o hábito de fumar. O programa oferece um suporte abrangente, com encontros semanais que incluem terapias em grupo, palestras ministradas por médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais de saúde.
O presidente da SMCC ressaltou a importância do combate ao tabagismo, destacando os impactos negativos do cigarro na expectativa de vida e sua associação com diversas doenças, como câncer e enfisema pulmonar. Freire salientou que o programa busca não apenas proporcionar informação, mas também oferecer suporte multidisciplinar, reconhecendo a dificuldade de abandonar o vício sem auxílio.
O cadastro para participação no programa é realizado todas as terças-feiras, às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Paraíso, seguindo a ordem de chegada. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases e a SMCC, contando com a liderança e coordenação do Dr. Joseph Freire.
O médico enfatiza que a dependência química do tabaco é um desafio complexo e que a abordagem multidisciplinar oferecida pelo programa, incluindo informações, medicamentos, terapias e acompanhamento online, contribui significativamente para o sucesso no alcance do objetivo maior: abandonar o tabagismo.
Por Mídia Mineira.
Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui
0 comments:
Postar um comentário