728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 3 de dezembro de 2023

    Falta de acessibilidade em Cataguases é reflexão no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

    Evento de conscientização aconteceu neste sábado na Praça Rui Barbosa, mas cidade ainda enfrenta muitos desafios para proporcionar acessibilidade as PCDs.



    Neste domingo, 3 de dezembro de 2023, quando o mundo celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a cidade de Cataguases destaca-se pelo desafio que enfrenta na promoção da acessibilidade para as Pessoas com Deficiência (PCD). Embora tenha sediado um evento de conscientização no sábado, 2 de dezembro, na Praça Rui Barbosa, promovido pelo grupo "Acessibilidade Já", a realidade diária na cidade evidencia obstáculos significativos que impactam a mobilidade e a qualidade de vida das PCDs.

    O evento de conscientização contou com a participação de diversas entidades locais, incluindo a Apae, Escola de Enfermagem Joana D’Arc, Lions Clube, clínicas, escolas municipais, secretaria de Saúde Municipal e o prefeito José Henriques. No entanto, a crítica recai sobre a persistência de desafios urbanos que dificultam a inclusão efetiva.

    José Wellington Rodrigues de Oliveira, conhecido como “José Pio” (foto ao lado) e cadeirante integrante do grupo "Acessibilidade Já", expressou sua visão sobre a situação em Cataguases. Ele destaca que a cidade, reconhecida nacionalmente por sua arquitetura moderna, precisa se esforçar mais para ser reconhecida também como um lugar onde as PCDs tenham acesso digno. Segundo José Pio, as calçadas urbanas são irregulares e inadequadas, carecendo de fiscalização e aplicação rigorosa das leis. O transporte público também enfrenta críticas, com elevadores que frequentemente não funcionam, atribuindo as falhas a irregularidades nas vias.


    José Pio destaca a falta de acessibilidade em prédios públicos, incluindo a Defensoria Pública, Prefeitura e postos de Saúde. Embora alguns avanços tenham sido conquistados, ele enfatiza a necessidade de escolas acessíveis, bairros com áreas de lazer inclusivas e outras melhorias. Ele reforça que a luta por acessibilidade não é apenas um direito das PCDs, mas também contribui para que Cataguases se torne uma cidade modelo de inclusão. “A gente não pede favor ou agrado, a gente pede o que temos direito, nós somos cidadãos e cidadãs, então, ao meu ver, Cataguases ainda falta objetivar qual é o papel da inclusão no Município, como tratar o diferente de forma igual. Ainda falta muita coisa para atingirmos um patamar de acessibilidade e isso não é bom só para as pessoas com deficiência, mas é bom para a cidade que poderá ser uma cidade modelo”, finalizou.

    Calçadas irregulares e com obstáculos são comuns em Cataguases.

    Sobre a data
    A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1992, com o objetivo de gerar conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.

    "O que é deficiência?
    De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

    Segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como: “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

    Os tipos de deficiência são: física, auditiva, visual, mental e múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

    No entanto, o pior tipo de deficiência é a falta de empatia dos governantes com as PCDs.


    Fotos: José Pio (Arquivo Pessoal).

    Por Mídia Mineira.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Falta de acessibilidade em Cataguases é reflexão no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início