Barro, obstáculos no caminho e descuido com túmulos marcam o Dia de Finados no cemitério.
Neste feriado de 2 de novembro, o Dia de Finados, a reportagem do Site Mídia Mineira esteve no cemitério de Cataguases para acompanhar as visitas dos familiares aos túmulos, revelando um cenário misto de devoção e descaso. Enquanto a população demonstrava sua fé e carinho pelos entes queridos falecidos, a administração do cemitério deixou a desejar em vários aspectos, expondo sérias deficiências na gestão do espaço.
A manhã no cemitério começou com uma missa celebrada por volta das 7h, que contou com a presença de dezenas de fiéis. Outras igrejas também marcaram presença no Dia de Finados, como foi o caso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), onde há vários anos uma equipe distribui lanche e jornais para os visitantes. Conforme explicou o Sr. Adão Alves dos Santos Júnior, o objetivo da ação é acolher as pessoas que saem cedo de suas residências, ou até de cidades próximas para não se sentirem desamparadas e receberem algum conforto.
O administrador do cemitério, Sr. Roberto Ferreira, mencionou que foi realizado um trabalho de capina e limpeza para recepcionar a população, esperando receber até às 18h cerca de 2 mil pessoas (vídeo abaixo). Apesar dos esforços para preparar o espaço, as reclamações dos visitantes foram inúmeras.
Quanto ao comércio, os poucos comerciantes que arriscaram investir nas vendas neste ano, disseram que as vendas estavam boas, uma vez que com a menor oferta de flores, muitos conseguiram vender mais do que esperavam.
Vendedores de flores diminuíram, mas vendas foram boas. |
No entanto, nem tudo são flores, pois uma das principais queixas foi a falta de pavimentação das ruas entre os túmulos. Os visitantes enfrentaram obstáculos como relevo irregular, piso escorregadio e muito barro, tornando a visita aos túmulos de seus entes queridos uma verdadeira jornada difícil e perigosa.
Além disso, chocou a todos o estado de vários túmulos, que estavam quebrados, com ossos expostos. Isso demonstra um completo descaso da administração do cemitério, que é responsável pela manutenção e conservação do local, devendo no mínimo realizar contato com os proprietários dos túmulos para evitar exposição dos restos mortais dos falecidos.
“Meu pai já dizia que você vê a administração de uma cidade indo ao cemitério. Isso aqui é uma vergonha, então, aqui precisa urgentemente de alguém que dê valor aos que já morreram”, disse o Sr. Antônio Carlos Machado.
“Eu acho uma injustiça, capinado está, limpo está, mas está abandonado o povo que morreu”, reclamou a senhora Luciane Afonso de Oliveira com relação aos túmulos abertos.
O barro dificultou o trânsito de pedestres no local. |
Túmulos quebrados expõem restos mortais. |
Obstáculos entre as ruas dificultaram o trânsito de pessoas idosas e deficientes. |
Nossa reportagem procurou a administração do cemitério para obter esclarecimentos sobre essas questões e foi informada de que o cuidado dos túmulos é de responsabilidade de seus proprietários. Quanto aos túmulos danificados, a administração afirmou que alguns buracos foram tapados, mas as tampas provisórias voltam a se soltar. Além disso, está sendo realizado um recadastramento para identificar os túmulos abandonados, que serão removidos.
Sobre a falta de pavimentação, a administração afirmou que existe um plano para pavimentar as ruas, mas não deu previsão para a conclusão dessa importante melhoria.
Embora a solidariedade das pessoas tenha sido evidente no Dia de Finados, a administração do cemitério de Cataguases deve encarar essas críticas como um alerta para a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura e o cuidado com o local, onde muitos vêm prestar suas homenagens aos entes queridos que se foram. Afinal, a memória e o respeito pelos mortos merecem ser tratados com a dignidade que lhes é devida.
Por Mídia Mineira.
0 comments:
Postar um comentário