728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 8 de outubro de 2023

    Força do comércio em Minas Gerais é destaque na abertura do Inova Varejo BH

    Neste ano, o evento já passou por Teófilo Otoni, Ipatinga, Cataguases, Juiz de Fora, Santos Dumont, Ituiutaba, Uberlândia, Araxá, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Sete Lagoas.


    O vice-governador Professor Mateus participou, nesta quinta-feira (5/10), da abertura do Inova Varejo BH, evento voltado para comerciantes e empresários do ramo, realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, no Minascentro. O evento promovido pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio) é considerado o maior do setor empresarial do estado.

    No evento, o vice-governador discursou para cerca de 1,5 mil empresários e comerciantes presentes e ressaltou que as inovações do setor contribuem para a geração de emprego no estado que, consequentemente, melhoram a qualidade de vida da população. “Falar de inovação do comércio é, na verdade, reconhecer a importância do que o setor já nos entrega. Minas Gerais acumulou neste ano a criação de 100 mil novos postos de trabalho. Com isso, nós somos o segundo maior gerador de empregos do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, estando muito próximo de São Paulo. Desde o começo do governo Romeu Zema, nós chegamos a 790 mil empregos gerados. Isso significa a redução dos índices de desemprego ao menor índice de todo o Sudeste”, destacou.

    “Somos hoje o oitavo, quase sétimo, estado com melhores taxas de emprego formal do país. Isso significa mais atividade comercial, porque o comércio é a roda que nos permite garantir que o dinheiro circule e volte mais uma vez para a economia, alimentando esse ciclo econômico maravilhoso, que faz com que a gente tenha condição, não só de ter mais emprego para os nossos cidadãos, mas de ter condição pública de prestar um serviço melhor”, acrescentou.

    Parceria

    O vice-governador reforçou a parceria do estado com o setor comercial do estado que, por meio do programa Trilhas de Futuro, busca melhorar a qualidade de vida dos mineiros. “Nós somos muito gratos pelo fato de vocês serem os grandes sustentadores da estrutura pública do Estado. Eu chamo a atenção para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que tem hoje, por exemplo, 2 mil alunos do nosso programa Trilhas de Futuro, que estão em formação técnica lá. Temos a certeza de que essas vagas serão ampliadas ao longo das próximas rodadas do programa que, hoje, já entrega 100 mil alunos formados em cursos técnicos, por ano, para o ambiente empresarial. E eu tenho certeza que isso vai fazer com que a renda média do mineiro suba. E com a renda média do mineiro subindo, nós vamos ter mais atividade econômica no estado.

    Inova Varejo

    O Inova Varejo, que tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas), busca apresentar tendências, inovações e novas perspectivas econômicas, tecnológicas e de gestão para o setor varejista, com o objetivo de preparar os empreendedores de micro e pequenas empresas do comércio sobre o futuro.

    O evento chegou à capital mineira depois de ser realizado em 11 cidades do interior do estado desde março deste ano. Ele aconteceu em um momento histórico para o varejo, que busca desmistificar, para incorporar de fato, inovações e tecnologias do comércio introduzidas especialmente no período da pandemia de covid-19.

    Neste ano, o evento já passou por Teófilo Otoni, Ipatinga, Cataguases, Juiz de Fora, Santos Dumont, Ituiutaba, Uberlândia, Araxá, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Sete Lagoas.

    Além do evento específico voltado para os empresários do comércio com palestras, workshops e debates sobre o varejo, o Fecomércio MG na Rua realiza, em cada cidade onde acontece, uma temporada de ativação do comércio local por meio de promoções e liquidações. É um momento em que o Sistema Fecomércio MG se apresenta em toda sua potência ao unir empresários e sindicatos do comércio em promoções e no Inova Varejo juntamente com as carretas do Sesc e do Senac que levam serviços e cultura à população local.

    “O Inova Varejo é um projeto que veio para ficar. Nos próximos anos, pretendemos fazer o evento sempre no dia 5 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, para que seja perene e possamos levar conteúdo para os empresários de Minas Gerais e também prêmios para aqueles que se destacaram durante todo o ano”, ressaltou Nadim Donato, presidente do sistema Fecomércio, Sesc e Senac em Minas Gerais.

    Segundo o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, em um mundo em constante evolução, os varejistas precisam estar atentos às inovações e às mudanças do mercado, adotando novas tecnologias, estratégias de marketing eficazes e mantendo o compromisso contínuo com a qualidade e o atendimento ao cliente.

    “É por isso que eventos como o Inova Varejo são importantes para atualizar e impulsionar o setor. A iniciativa tem o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa ‘Varejo +’, que oferece suporte empresarial e ferramentas para aprimoramento da gestão, identificação de novas oportunidades, digitalização dos negócios e desenvolvimento de estratégias de comercialização. O nosso objetivo é aumentar a rentabilidade e melhorar o posicionamento dos pequenos negócios no mercado”, enfatiza.

    Mercúrio e o comércio

    Durante a solenidade, 22 empresários mineiros receberam também o Prêmio Mercúrio, que busca reconhecer o desempenho desses empreendedores nas comemorações do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado nesta quinta-feira (5/10).

    Conta a mitologia que o deus Mercúrio, desde pequeno, era sagaz nas permutas, além de ser dotado de grande inteligência e agilidade nas transações. Por essa razão, Mercúrio, chamado de Hermes pelos gregos, desde a antiguidade até os dias de hoje, é considerado o deus do comércio. A representação de Mercúrio mostra o deus com asas na cabeça numa associação direta entre raciocínio e movimento rápido.

    Por Agência Minas.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Força do comércio em Minas Gerais é destaque na abertura do Inova Varejo BH Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início