728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 12 de outubro de 2023

    Exame de mamografia é oferecido sem fila de espera em Ubá

    Procedimento é um dos principais para o diagnóstico precoce de câncer de mama.


    Mulheres da cidade de Ubá interessadas em realizar mamografia não enfrentam fila de espera. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde no mês em que, tradicionalmente, acontece a campanha Outubro Rosa, que existe com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

    Para o Secretário Municipal de Saúde de Ubá, Ricardo Antônio do Nascimento, a oferta da mamografia sem fila de espera é o resultado do trabalho com o enfoque na prevenção e na promoção da saúde de forma geral e não apenas no combate de doenças. "Todas as ações da Secretaria de Saúde abordam o conceito de que saúde não é apenas a ausência de doenças e sim a escolha por hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, uma alimentação adequada, e a realização de exames preventivos regularmente”, afirma.

    Em relação à mamografia, o secretário destaca ainda que, apesar de outubro ser o período em que há uma ênfase na realização do exame, “a Secretaria de Saúde disponibiliza orientações, exames (inclusive por meio de mutirões) durante todo o ano, possibilitando que as mulheres façam esse acompanhamento em qualquer época".

    Usuárias não enfrentam dificuldades para marcação do exame


    Após encaminhamento pela Unidade de Saúde de referência, as usuárias também não enfrentam dificuldades para o agendamento e realização da mamografia na rede prestadora de serviços. É o que confirma Luzia Rigueto Ferrari (57), que realiza o exame anualmente pela rede pública municipal. “Utilizo diversos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Realizo exames e consultas de acompanhamento da hipertensão e retiro medicamentos na UBS e na Farmácia Municipal. Além disso, realizo anualmente o exame ginecológico de prevenção de câncer do colo do útero e a mamografia. Minha experiência com o encaminhamento, agendamento e realização do exame sempre foi excelente. Nunca enfrentei nenhuma dificuldade ou demora em nenhuma dessas etapas. Há algum tempo, trabalhei na rede prestadora de serviços e pude observar que a demanda pela mamografia era sempre atendida com muita agilidade. Todas as pacientes encaminhadas pelo SUS realizavam o exame com facilidade”, afirmou. 

    Estratégia para ampliação da demanda

    Nos anos de 2021 e 2022, foram realizadas em Ubá 2.097 e 2.028 mamografias, respectivamente. Até julho de 2023, foram realizados 1.237 exames. De acordo com a Secretaria de Saúde, a capacidade de realização de mamografias é duas vezes maior que o número de exames realizados hoje. Isso porque nem todas as usuárias comparecem para realizar o exame.

    “Muitas mulheres não procuram a Unidade de Saúde para realizar periodicamente o preventivo e a mamografia. Acredito que é porque elas não se atentaram que o diagnóstico precoce traz melhores chances de cura do câncer. Também tem a questão do investimento dos recursos públicos. Com certeza custa muito menos prevenir do que tratar. É por isso que não deixo de fazer os exames regularmente e incentivo minhas filhas, irmãs e amigas a fazer o mesmo”, complementou Luzia.

    De olho no potencial de atendimento do município, a Secretaria de Saúde tem realizado mutirões em horário noturno e nos finais de semana para oportunizar o atendimento às mulheres que não podem comparecer à Unidade Básica de Saúde no horário regular de funcionamento, devido ao trabalho.

    Ainda, no mês de outubro, diversas atividades em alusão ao mês de conscientização sobre a saúde da mulher, como palestras e grupos educativos estão sendo realizadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e pela Equipe Multidisciplinar da Divisão de Atenção e Promoção em Saúde.

    Como principal ação da campanha do Outubro Rosa, acontece no dia 21/10, das 08h às 17h,  na Policlínica Regional (AV. Beira-Rio, nº 530 - Centro), um Dia D de atendimentos. Na oportunidade, serão ofertados exames ginecológicos de prevenção de câncer do colo do útero para mulheres com idades entre 25 e 64 anos; encaminhamentos de exames de mamografia para mulheres acima de 50 anos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C para homens e mulheres a partir de 18 anos.

    Diagnóstico precoce

    Utilizada para identificar tumores não palpáveis que possam indicar o câncer de mama, a mamografia permite a detecção precoce da doença, viabilizando um tratamento em tempo hábil, mais efetivo e menos invasivo à paciente.

    Recomendado para mulheres a partir de 50 anos como parte dos cuidados médicos de rotina, o exame está disponível na rede pública de saúde de Ubá por meio de encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde de referência da usuária.


    Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Exame de mamografia é oferecido sem fila de espera em Ubá Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início