728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 24 de outubro de 2023

    Depois do sucesso em Ubá e Muriaé, programa Grandes Escritores 2023 chega a Cataguases

    Projeto é o maior evento literário do interior de Minas Gerais.


    Chegou a vez de Cataguases receber o ‘Grandes Escritores 2023’, patrocinado pela Energisa. Depois do sucesso em Ubá e Muriaé, o programa chega à cidade com uma oficina sobre textos e leituras nas produções cinematográficas.

    Cataguases receberá dois eventos: nesta quarta-feira, 25/10, o Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM) abre as portas para o escritor e professor Roberto D’arte vai realizar a oficina literária ‘Cinéfilo: textos e leituras nas produções cinematográficas’ como parte da programação do Programa Grandes Escritores. Será às 14h30 no CCHM com entrada franca e indicação livre. O segundo será um encontro no dia 23 de novembro com os escritores Mauro Ventura e Karla Monteiro.

    Autor do livro Cinéfilo: entrelinhas filosóficas em obras cinematográficas, Roberto D’arte é baiano de Boa Nova e reside em Viçosa (MG) há mais de 25 anos. É graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicopedagogia e atualmente faz pós-graduação em Filosofia Clínica. Há mais de 17 anos, é professor de Filosofia, Ética e Cinema da Faculdade de Viçosa. Foi repórter e redator no jornal Tribuna Livre, também em Viçosa, por cerca de 20 anos. É representante da cadeira de Literatura, Bibliotecas e Museus do Conselho Municipal de Política Cultural de Viçosa há seis anos.

    Grandes Escritores – ‘Grandes Escritores’ é uma das maiores iniciativas brasileiras que há mais de 20 anos valoriza o autor nacional está de volta.  Depois de percorrer várias regiões do estado de Minas Gerais, agora é a vez da Zona da Mata mineira. Com oficinas e palestras gratuitas a caravana vai passar por Ubá, Muriaé, Cataguases, Juiz de Fora e Leopoldina.

    Com uma programação cultural intensa, o objetivo é mobilizar alunos, professores, agentes culturais, formadores de opinião e comunidade em geral, com eventos totalmente gratuitos, que vão debater a valorização da literatura com foco na formação de leitores e escritores nas cidades do interior. De abrangência cultural e educacional é direcionado para as mais diversas camadas sociais, formações e idades. Os convidados desta fase são os escritores Fabrício Carpinejar, Mauro Ventura, Itamar Vieira Júnior, Luiz Humberto França e Karla Monteiro, e os oficineiros Roberto D’arte, Geissiane Aguiar e Renatta Barbosa.

    Para este ano uma novidade: a participação de várias academias do interior de Minas Gerais e seus integrantes é um componente inédito de integração institucional do Grandes Escritores 2023. O projeto conta com o patrocínio da Energisa, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, e apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes.

    Confira programação:

    Data Cidade Ação Horário e local
    25/10/2023 Cataguases Oficina Literária com Roberto D´arte 14h30 - Centro Cultural Humberto Mauro
    03/11/2023 Juiz de Fora Palestra com Itamar Vieira Júnior e Luiz Humberto França Teatro Paschoal Carlos Magno
    03/11/2023 Juiz de Fora Oficina Literária com Geissiane Aguiar A definir
    22/11/2023 Leopoldina Palestra com Mauro Ventura e Karla Monteiro Casa de Leitura Lya Botelho
    23/11/2023 Cataguases Palestra com Mauro Ventura e Karla Monteiro A definir

     


    Por Gerência de Comunicação da Energisa.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Depois do sucesso em Ubá e Muriaé, programa Grandes Escritores 2023 chega a Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início