728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 1 de outubro de 2023

    Cataguases já tem novos conselheiros tutelares: Confira!

    Chuva não impediu participação dos eleitores cataguasenses na escolha dos Conselheiros Tutelares. Ao todo, 2208 pessoas compareceram. 




    Cataguases, 1º de outubro de 2023 -
    Nem mesmo a chuva que caiu sobre Cataguases, neste domingo, 1º de outubro, conseguiu deter a determinação dos eleitores locais em escolher os novos conselheiros tutelares que irão zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município no período de 2024 a 2027. Centenas de cidadãos compareceram na Escola Estadual Coronel Vieira para participar ativamente do processo democrático.

    A eleição para os conselheiros tutelares, evento de suma importância para a comunidade, foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cataguases, com a devida fiscalização do Ministério Público de Minas Gerais. O objetivo foi garantir que o processo transcorresse de maneira transparente e justa, assegurando a representatividade adequada para essa função crucial na proteção dos direitos infantojuvenis.

    O pleito teve início às 8 horas da manhã e se estendeu até às 17 horas, proporcionando a todos os eleitores um amplo período de tempo para exercer seu direito de voto. Mesmo sob condições climáticas desfavoráveis, os eleitores demonstraram seu comprometimento com a escolha dos futuros conselheiros tutelares, comparecendo em grande número ao local de votação.

    Após o encerramento da votação, por volta das 19h30min, a presidente do CMDCA, Prisciliana Passos, anunciou os vencedores que serão responsáveis por desempenhar um papel fundamental na garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes do município.

    Os eleitos foram os seguintes:

    Anderson da Silva Moura 392 votos
    Edson Fernandes Reis 254 votos
    Maria Lucia Clemente234 votos
    Fernanda do Carmo Campos 185 votos
    Nilton Mariano Ferraz Junior 184 votos

    Ficaram como suplentes:

    Janaina Pimenta Silva - 172 votos
    Fernanda Moreira Gonçalves - 137 votos 
    Luciana Aparecida Moreira Vidal - 120 votos
    Daiana da Silva Machado - 112 votos
    Sonia Lucia Sousa Da Costa - 73 votos


    Da esquerda para a direita: Fernanda Campos e Edson Reis, ambos reeleitos e Anderson Moura, candidato mais votado e eleito pela primeira vez. 

    A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva e é incompatível com o exercício de qualquer outra função pública ou privada, conforme estabelecido no artigo 38 da Resolução 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Os eleitos receberão uma remuneração mensal equivalente a um salário mínimo vigente, além dos direitos sociais previstos na Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal nº 3.439/2005.

    A eleição dos conselheiros tutelares é um processo democrático essencial para a promoção do bem-estar e da segurança das crianças e adolescentes de Cataguases. 



    Por Mídia Mineira
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Cataguases já tem novos conselheiros tutelares: Confira! Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início