Hercyl Suhurt Salgado Comerciante, bacharel em direito e ciências contábeis. |
---|
Você sabe quanto custa um deputado federal?
Brasil é o sétimo país que mais gasta com o funcionalismo segundo pesquisa da CNI.
Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que cada um dos 513 deputados custará anualmente, em média, de R$ 2,5 milhões a R$ 2,7 milhões.
Quando exerci o cargo de vereador e apresentei junto com alguns colegas um projeto para redução do número de vereadores em Cataguases, recebi críticas construtivas sobre a redução da representatividade.
A representatividade não está apenas no legislativo, mas também nas organizações, associações, fundações, sindicatos, etc.
Afinal, quantas mulheres temos como representantes no legislativo municipal, estadual e federal? E negros? Reduzir o número de deputados, senadores e até vereadores não diminui a força da sociedade organizada. Reduz o gasto público absurdo que cada cidadão paga para uma “casta” que nem se quer cumpre sua principal função, que é fiscalizar.
O que vemos hoje é um circo, onde o principal objetivo da maioria é “lacrar”, extorquir o Poder Executivo e perpetuar no poder.
Em outra oportunidade falaremos dos gastos absurdos dos outros poderes, Executivo e Judiciário.
Seria mais eficiente para o estado abrir concursos e não indicações políticas para o Tribunal de Contas de municípios, estados e união, do que bancar 513 deputados federais, 81 senadores, 1059 deputados estaduais e 58208 vereadores, que em sua maioria não tem conhecimento ou interesse suficiente para fiscalizar o Poder Executivo e seus próprios pares.
Que economia suporta esse custo? Um país que já foi a sétima economia do mundo, hoje está em sétimo que mais gasta com o funcionalismo segundo pesquisas da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Somos um país rico, mas a maioria do nosso povo não usufrui dessa riqueza.
ATENÇÂO: A opinião dos colunistas não reflete necessáriamente a opinião do Site Mídia Mineira.
0 comments:
Postar um comentário