728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 17 de abril de 2023

    Clínica Gênios, de Cataguases, marca presença no 1º Congresso Internacional de ABA da The Behavior Web (TBW)

    Evento foi realizado em João Pessoa nos dias 13, 14 e 15 de abril.

    Da esquerda para direita: As Aplicadoras, pós graduandas em ABA Arethusa Lopes  e Mariana Ramos; Dra. Hollie diretora geral Internacional da QABA; Dra. Liliane Rocha, CEO da TBW; Mariana Dourado QSPS-S, consultora e coordenadora da TBW e Ana Eliza Mineli Analista do Comportamento, diretora e coordenadora de implementação ABA da Gênios.
    Gênios é a primeira provedora na prestação de serviço de terapia baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) da cidade de Cataguases, Minas Gerais. Atendendo crianças e adolescentes com Autismo em carga intensiva de tratamento que vai de 10 horas a 40 horas de terapia por semana.

    A Clínica caminha para que todos seus profissionais sejam certificados pelo órgão internacional QABA em níveis de serviço ABAT (Técnico de aplicação) e QASP-S (Profissional especializado em serviços para autismo - supervisor), por tanto foram até a cidade de João Pessoa para estreitar relacionamentos com a Certificadora e aprimorar novas práticas de ABA. 

    O Analista do Comportamento é uma profissão regulamentada, mas ainda não regularizada no Brasil, portanto, o país tem enfrentado uma dura realidade de aplicação da terapia, sem fiscalização, sem exigência de formação continuada dos profissionais, sem respeito ao cliente, além de aplicação de técnicas não usuais ou ultrapassadas. Indo na contra mão dessa realidade a Gênios, que há 02 anos antes de oferecer o serviço vem recebendo monitoria especializada no assunto, tem a preocupação na prestação ética do serviço e por isso busca a certificação internacional. A certificadora para reconhecer o profissional da área de saúde ou de educação como Técnico Aplicador ou Analista Comportamental aplica uma prova e exige horas de formação por provedor certificado e comprovação de supervisão a cada dois anos para manutenção dos registros.

    De acordo com a Diretora e coordenadora de implementação da terapia Ana Eliza Mineli, atualmente a clínica conta com aplicadores formados em Psicopedagogia, Educação Especial e Psicologia e a consultoria da Cuidado Parental ofertada por Mariana Dourado que já possui a certificação de  QASP-S e é coordenadora na TBW. Por meio da parceria com a Mariana Dourado, a Gênios vem servindo seus clientes e famílias com um atendimento que olha para pessoa que está por traz do Autismo, valorizando a autonomia, identidade e o assentimento de cada cliente.

    O evento foi dirigido pela empresa The Behavior Web, localizada em Massapequa Park em Nova York que é a primeira provedora de cursos de preparação e formação QABA para o Brasil. Dirigida pela Analista do Comportamento Dra. Liliane Rocha, que apesar de morar fora do país, não mede esforços para trazer aos seus alunos brasileiros práticas de ABA para melhorarem a qualidade dos serviços. Além do Brasil a TBW alcança 50 estados americanos.

    Na ocasião do congresso a equipe pôde ter contato com palestrantes nacionais e internacionais (Estados Unidos, Japão, Nigéria, Emirados Árabes, China e Índia) que compartilharam sobre a Análise do Comportamento Aplicada para Autistas. Entre os temas destacam Certificação QABA para não psicólogos, Gerenciamento de clínica, Ensino de Habilidades Sociais, ABA na escola, Sexualidade, Relação Terapêutica, Prevenção de Comportamentos agressivos e auto lesivos, Qualidade na prestação de serviço e Causas, consequências e prevenção de esgotamento dos profissionais.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Clínica Gênios, de Cataguases, marca presença no 1º Congresso Internacional de ABA da The Behavior Web (TBW) Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início