Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Caminhoneiro de Santana de Cataguases morre em acidente próximo a Santa Bárbara do Tugúrio

Velório e sepultamento estão previstos para acontecer na tarde deste sábado.

Fotos: Redes Sociais

Um caminhoneiro, identificado como Leandro Xavier, de 37 anos de idade, morreu na manhã desta sexta-feira (29). A carreta que ele conduzia, capotou na MG-448, próximo a Santa Bárbara do Tugúrio. A esposa de Leandro, de 33 anos que também estava no veículo ficou ferida.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, O condutor perdeu o controle da direção do veículo - carregado com argamassa - e acabou capotando. Leandro, que era filho do "Zé do Jandir", ex-vice-prefeito de Santana de Cataguases, ficou preso às ferragens e morreu no local. Sua esposa foi socorrida por uma equipe do SAMU e conduzida para o Hospital Dr. José Américo em Barbacena.

Após a retirada do corpo e término dos trabalhos periciais, o corpo de Leandro foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Barbacena para exame de necropsia e posterior liberação para a família. 

O sepultamento está previsto para as 16 horas em Santana de Cataguases.

 

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui