Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

ANTT aprova reforma da linha férrea que possibilitará implantação do Trem Turístico Rio-Minas

Trecho entre Três Rios e Sapucaia (RJ) é o primeiro passo para viabilizar viagem de trem até Cataguases (MG)

No dia 19 de maio de 2018, foi realizada uma viagem teste do Trem Turístico Rio-Minas, entre Recreio e Cataguases. Foto: Site Mídia Mineira / Arquivo.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o pedido da concessionária Ferrovia Centro Atlântica (FCA)/VLI Logística, para reforma do trecho Três Rios-Sapucaia (RJ), que abrange cerca de 37 quilômetros, passando pelo município de Chiador, em Minas. A autorização já foi publicada no Diário Oficial da União e terá prazo para conclusão de 18 meses.

O projeto Trem Turístico Rio-Minas, terá trajeto de 168 quilômetros e será o primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do país. Serão 15 vagões com capacidade para 870 pessoas, com restaurante e lanchonete. O trecho aprovado era a reforma mais esperada para viabilização do projeto.

O Projeto Trem Turístico Rio-Minas é dirigido ela ONG Amigos do Trem, presidida por Cyntia Nascimento Leite, filha do idealizador, Paulo Henrique do Nascimento, falecido em 2019. Em nota a ONG postou:  "Finalmente podemos afirmar: VENCEMOS! Após muita luta, determinação e persistência, conquistamos a tão sonhada aprovação da reforma do trecho Três Rios – Sapucaia – que será realizada pela concessionária FCA. Serão 37 quilômetros de reforma. Agradecemos pelas inúmeras mensagens de apoio e de carinho de todos.".

Investimentos no setor ferroviário à vista

Em outra frente, o governador Romeu Zema assinou no dia 8 de junho, a Lei 23.748/2020, que facilitará investimentos no setor ferroviário em Minas, por meio de outorga (direito de uso) emitida pelo Estado para o transporte de cargas ou passageiros. Confira a matéria na íntegra aqui.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui