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Energisa usa geradores móveis e automatizações para reduzir número de clientes desligados em manutenções preventivas

Equipamentos automatizados reduziram em 2020 em 39% a duração dos desligamentos programados.


Investir em tecnologias para melhoria do sistema elétrico e que contribuem com a satisfação dos clientes é um dos compromissos da Energisa. Neste mês de maio, a empresa concluiu a montagem de duas unidades geradoras móveis de maior potência que atenderão principalmente aos desligamentos programados, que são as manutenções preventivas ou obras de investimento. Para isso, a Energisa adquiriu dois caminhões exclusivos para o uso dos geradores, um investimento de mais de R$ 500 mil.

Já em uso pela empresa, neste mês de maio, o gerador foi utilizado diversas vezes evitando interromper o fornecimento para nossos clientes. “Os resultados são excelentes. Para se ter uma ideia, em três desligamentos programados nas cidades de Rochedo de Minas e Leopoldina, seria necessário interromper o fornecimento de energia para aproximadamente 1.100 clientes por cinco horas. Com o uso do gerador móvel, 700 clientes não tiveram a energia desligada. Ou seja, uma redução de 65%”, explica Valtair Teodoro, coordenador de Construção e Manutenção da Energisa.

Para maior agilidade, os geradores ficarão distribuídos entre as regionais para atendimento aos desligamentos programados e ocorrências emergenciais. “Estamos trabalhando para fornecer energia de qualidade e contínua aos nossos clientes, utilizando tecnologias que nos permitem reduzir o número de clientes interrompidos durante as manutenções programadas e, em casos emergenciais como contingência, fornecer opções de atendimento para esses clientes até que seja concluído o serviço. Os geradores também possibilitam o restabelecimento de energia para clientes essenciais como hospitais”, reforça o gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Victor Rispoli.


Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para minimizar o impacto ou até evitar os desligamentos. Além do gerador móvel, a Energisa também adota o mega jumper, que é um cabo isolado faz uma transposição do trecho a ser desligado, faz manobras automatizadas na rede, sem intervenção humana, para transferência de carga e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva. Com a tecnologia e o uso dos equipamentos automatizados, no ano de 2020, foi possível o reduzir a duração dos desligamentos programados em aproximadamente 40%.


Fique por dentro do desligamento programado na sua rua

“Planejamos tudo para que o cliente nem perceba a manutenção, mas, em alguns casos, por questões técnicas e de segurança, se faz necessário o desligamento da rede elétrica durante a execução do serviço”, explica Teodoro.  Nesses casos, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência por meio do aplicativo Energisa On, site, cartas, avisos em rádios e/ou carros de som e SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.

Nos avisos são informadas as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. Caso queira receber o aviso diretamente no seu celular, atualize o cadastro junto à Energisa ou baixe o aplicativo Energisa ON no Google Play ou App Store do seu celular. Vale destacar que o desligamento da rede elétrica só é adotado quando realmente necessário. A medida serve para dar segurança ao colaborador em campo durante a atuação e ao cliente.

Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, também pode acessar o site www.energisa.com.br em Serviços Online - Mais serviços - Desligamento Programado. Rispoli lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

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