728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quinta-feira, 17 de setembro de 2020

    Atividades religiosas em Viçosa começam a ser liberadas para até 30 fieis por reunião

    Com adesão ao Minas Consciente, estão permitidas as celebrações, missas e cultos


    Há uma semana, a Prefeitura de Viçosa aderiu ao Programa Estadual Minas Consciente, do Governo Estadual, que define os protocolos para a retomada segura de atividades econômicas dos municípios mineiros. O plano divide as etapas de retomadas em "ondas", em que cada região é autorizada a abrir ou fechar estabelecimentos, dependendo dos indicadores microrregionais da Covid-19.

    Atualmente, Viçosa está na onda VERDE, que libera serviços considerados não-essenciais com alto risco de contágio. Antes da adesão, no dia 09 de setembro, o município divulgou as regras para a reabertura de templos religiosos.

    Entretanto, as atividades religiosas estão excluídas das "ondas" de reabertura e fechamento do plano Minas Consciente. O entendimento é de que o exercício da prática religiosa, de qualquer denominação, é livre e pode ser mantido durante a pandemia. Por isso, em Viçosa, as igrejas e templos que quiserem reabrir as portas e realizar celebrações como batizados e casamentos, além de missas e cultos, podem solicitar a vistoria municipal por meio de formulário online.

    Capacidade máxima de fiéis

    A quantidade de fiéis dentro dos templos deve seguir as recomendações previstas no Minas Consciente. O programa entende que até 30 pessoas dentro de um mesmo espaço não configura aglomeração. Portanto, para a realização de qualquer celebração, seja ela batizado, casamento, missas ou cultos, estão automaticamente permitidas até 30 pessoas ou 30% da capacidade do local, o que for menor. A quantidade será confirmada pelos fiscais da PMV, durante vistoria.

    Comunhão e atividades coletivas

    As regras de distanciamento para evitar o contágio pelo novo coronavírus continuam valendo dentro dos templos religiosos. Por isso, a Prefeitura recomenda adaptações ou até mesmo a suspensão de atividades coletivas que envolvam contato próximo entre fiéis, como cumprimentos e orações de mãos dadas.

    A comunhão poderá acontecer normalmente, desde que o celebrante higienize as mãos e ofereça a hóstia somente nas mãos dos fiéis, sem levar à boca. Além disso, instrumentos musicais e demais objetos usados durante as celebrações não devem ser compartilhados.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Atividades religiosas em Viçosa começam a ser liberadas para até 30 fieis por reunião Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início