728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 18 de maio de 2020

    Cataguases adere ao Programa Minas Consciente para retomada da economia

    Municípios da Macroregião Sudeste iniciarão pela Onda Verde e normatização deverá ser publicada em breve

    A exemplo de outros municípios mineiros, Cataguases também aderiu ao Programa Minas Consciente do Governo do Estado. O anunciou foi feito pelo prefeito Willian Lobo, neste domingo (17).

    Idealizado pelo Governo de Minas, o plano tem o objetivo de retomada gradual e responsável da economia de acordo com critérios que preservam a vida da população. O programa aborda uma ótica de retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial. 

    O plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – atividades de baixo risco; onda amarela – atividades de médio risco; onda vermelha – atividades de alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença. 

    A decisão em aderir ao programa foi feita em conjunto pela maioria dos prefeitos da Macrorregião Sanitária Sudeste, que engloba 94 municípios, após recomendação da promotoria em vídeo conferência.

    Com a adesão, Cataguases entra na chamada "Onda Verde", ou de serviços essenciais e já prevê a abertura de diversos setores, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de cada um. Os estabelecimentos autorizados deverão seguir um protocolo próprio. Para saber quais são os estabelecimentos autorizados pelo Governo Estadual, clique aqui. Para saber o protocolo que deve ser seguido por cada empresa, clique aqui.

    Mesmo aderindo ao programa, cada município poderá fazer restrições dentro de sua realidade. Em Cataguases por exemplo, embora os restaurantes estejam dentro da onda verde, eles deverão continuar funcionando no sistema de delivery. Um novo decreto regulamentando os estabelecimentos que poderão abrir na cidade está previsto para ser publicado nesta segunda ou terça-feira. 

    As avaliações para liberação de mais estabelecimentos ou fechamentos de outros serão feitas dentro de um período determinado e será levado em conta a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, conforme a seguir:




    Alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:

    Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, shoppings centers, academias, atividades de lazer e esportivas;

    Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais Secretarias;

    Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.


    Com informações do Governo de Minas e da Prefeitura de Cataguases 
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Cataguases adere ao Programa Minas Consciente para retomada da economia Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início