728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 14 de março de 2020

    Saúde de Cataguases confirma envio para FUNED de primeiro caso suspeito de coronavirus no município

    Foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Cataguases, na manhã deste sábado (14), o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) em investigação no município. Trata-se de paciente de 30 anos, do sexo feminino, que esteve recentemente no Rio de Janeiro.

    A notificação foi feita pelo Hospital de Cataguases, nesta sexta-feira (13), onde foi realizada a coleta de material e enviado para a Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte. Conforme informou a prefeitura, a paciente encontra-se clinicamente estável, em isolamento domiciliar, onde será acompanhado pelas equipes de saúde do município. A secretaria ressalta que trata-se de uma suspeita e que ainda não houve confirmação se realmente é mais um caso de coronavirus. Apenas após o resultado da FUNED que o caso será confirmado ou descartado.

    O prefeito Willian Lobo, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Daniela Resende Coelho, o vice-prefeito Tita Lima, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Amanda de Souza Penha, o Diretor Médico da SMS, doutor Lincoln Espíndola e os secretários municipais José Fernando Milane (Educação) e José Vitor (Turismo e Esporte) estiveram reunidos nesta manhã para tratar do caso. Uma entrevista coletiva está sendo programada para a segunda-feira na parte da tarde, mas pode ser antecipada. O prefeito estuda um decreto com medidas de prevenção para o Município. A Prefeitura emitiu a seguinte nota:
    A Prefeitura de Cataguases, por meio de sua secretaria municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, informa à população, que tomou ciência das informações divulgadas pelo Hospital de Cataguases, na tarde desta sexta-feira, dia 13, que um paciente deu entrada no pronto-socorro apresentando sintomas compatíveis com síndrome gripal, após retornar de viagem ao Rio de Janeiro. A equipe do Hospital de Cataguases entrou em contato com o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) que orientou a realização de exames.
    Foi realizada a coleta para fins de diagnóstico laboratorial, sendo a amostra encaminhada ao laboratório de referência no Estado de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias – FUNED).
    O caso foi notificado no sistema de informação que é interligado ao Ministério da Saúde e ao governo do Estado de Minas Gerais, para fins de controle dos casos investigados de coronavírus no Estado de Minas Gerais.
    O paciente se encontra clinicamente estável, sendo orientado o isolamento domiciliar e condutas de proteção, onde será acompanhado pelas equipes de saúde do município.
    A Secretaria de Saúde manterá a população atualizada sobre a situação epidemiológica do município. Vale lembrar que este é um caso suspeito, tão logo saia o resultado do exame o mesmo será divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura.

    Willian Lobo de Almeida - Prefeito de Cataguases

     Daniela Rezende Coelho - Secretária Municipal de Saúde

    Amanda Silva de Souza Penha - Coordenadora de Vigilância em Saúde

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    5 comments:

    1. Eu estou com sintomas de gripe estou tomando remédios a 2 dias e nada de melhora e agora o que eu faço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ue?? Vai ver é só gripe mesmo. Nem todo espirro e nariz vermelho é sinal de Corona virus. Nunca pegou gripe nao?

        Excluir
    2. Coloque uma máscara de proteção o quanto antes e vá ao hospital.

      ResponderExcluir
    3. Há 120 casos confirmados no Brasil, e logo Cataguases, uma cidade pequena em meio a centenas de grandes cidades, aparece com suspeita de gripe chinesa? É muito azar!

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Saúde de Cataguases confirma envio para FUNED de primeiro caso suspeito de coronavirus no município Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início