Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

Saúde de Cataguases confirma envio para FUNED de primeiro caso suspeito de coronavirus no município

Foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Cataguases, na manhã deste sábado (14), o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) em investigação no município. Trata-se de paciente de 30 anos, do sexo feminino, que esteve recentemente no Rio de Janeiro.

A notificação foi feita pelo Hospital de Cataguases, nesta sexta-feira (13), onde foi realizada a coleta de material e enviado para a Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte. Conforme informou a prefeitura, a paciente encontra-se clinicamente estável, em isolamento domiciliar, onde será acompanhado pelas equipes de saúde do município. A secretaria ressalta que trata-se de uma suspeita e que ainda não houve confirmação se realmente é mais um caso de coronavirus. Apenas após o resultado da FUNED que o caso será confirmado ou descartado.

O prefeito Willian Lobo, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Daniela Resende Coelho, o vice-prefeito Tita Lima, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Amanda de Souza Penha, o Diretor Médico da SMS, doutor Lincoln Espíndola e os secretários municipais José Fernando Milane (Educação) e José Vitor (Turismo e Esporte) estiveram reunidos nesta manhã para tratar do caso. Uma entrevista coletiva está sendo programada para a segunda-feira na parte da tarde, mas pode ser antecipada. O prefeito estuda um decreto com medidas de prevenção para o Município. A Prefeitura emitiu a seguinte nota:
A Prefeitura de Cataguases, por meio de sua secretaria municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, informa à população, que tomou ciência das informações divulgadas pelo Hospital de Cataguases, na tarde desta sexta-feira, dia 13, que um paciente deu entrada no pronto-socorro apresentando sintomas compatíveis com síndrome gripal, após retornar de viagem ao Rio de Janeiro. A equipe do Hospital de Cataguases entrou em contato com o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) que orientou a realização de exames.
Foi realizada a coleta para fins de diagnóstico laboratorial, sendo a amostra encaminhada ao laboratório de referência no Estado de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias – FUNED).
O caso foi notificado no sistema de informação que é interligado ao Ministério da Saúde e ao governo do Estado de Minas Gerais, para fins de controle dos casos investigados de coronavírus no Estado de Minas Gerais.
O paciente se encontra clinicamente estável, sendo orientado o isolamento domiciliar e condutas de proteção, onde será acompanhado pelas equipes de saúde do município.
A Secretaria de Saúde manterá a população atualizada sobre a situação epidemiológica do município. Vale lembrar que este é um caso suspeito, tão logo saia o resultado do exame o mesmo será divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura.

Willian Lobo de Almeida - Prefeito de Cataguases

 Daniela Rezende Coelho - Secretária Municipal de Saúde

Amanda Silva de Souza Penha - Coordenadora de Vigilância em Saúde

Comentários

  1. Eu estou com sintomas de gripe estou tomando remédios a 2 dias e nada de melhora e agora o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ue?? Vai ver é só gripe mesmo. Nem todo espirro e nariz vermelho é sinal de Corona virus. Nunca pegou gripe nao?

      Excluir
  2. Coloque uma máscara de proteção o quanto antes e vá ao hospital.

    ResponderExcluir
  3. Há 120 casos confirmados no Brasil, e logo Cataguases, uma cidade pequena em meio a centenas de grandes cidades, aparece com suspeita de gripe chinesa? É muito azar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Anuncie Aqui Anuncie Aqui