728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 25 de janeiro de 2020

    Prefeito de Cataguases decreta Situação de Emergência devido enchente

    Nível do Rio Pomba em Cataguases se aproximou dos 9 metros

    O prefeito de Cataguases Willian Lobo de Almeida, decretou na tarde deste sábado, Situação de Emergência no Município devido a enchente que assolou a cidade desde a madrugada.

    Entre outras coisas, o estado de emergência mobiliza todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Defesa Civil, permite a convocação de voluntários, a compra de materiais sem licitação necessários às atividades de resposta ao desastre e o acesso aos imóveis particulares.

    Por volta das 17 horas o nível do Rio Pomba atingiu 8,65 metros.

    Confira abaixo o decreto na íntegra:

    DECRETO Nº. 5.182-A/2020
    Declara situação de EMERGENCIA nas áreas do município de Cataguases, afetadas por chuvas intensas e inundações – 1.3.2.1.4 conforme IN/MI/02/2016 e dá outras providencias.
    Willian Lobo de Almeida, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições, na forma de sua competência privativa de que trata o artigo 85 da Lei Orgânica Municipal e 
    CONSIDERANDO o desastre natural meteorológico causado por tempestades local, chuvas intensas e inundações em todo o território do município em 23, 24 e 25 de janeiro de 2020, dificultando o acesso dos transportes, isolamento de bairros e locomoção da população, ficando em estado de alagamento diversos locais do município;
    CONSIDERANDO que em decorrência dos danos humanos,materiais e ambientais descritos no Formulário de Informações do Desastre – FIDE;
    CONSIDERANDO que o parecer da Defesa Civil Municipal, relatando as ocorrências deste desastre opinou favoravelmente a declaração de situação de emergência.
    DECRETA:
    Art. 1º. Fica declarada SITUAÇÃO DE EMERGENCIA nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre meteorológico classificado e codificado como chuvas intensas e inundações conforme IN/MI nº 02/2016.
    Art. 2º. Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Defesa Civil Municipal, nas ações de respostas ao desastre e reabilitação do cenário construtivo.
    Art. 3º. Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da defesa Civil Municipal em conjunto com a Secretaria de Assistência Social.
    Art. 4º. De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal, autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações aos desastres, em caso de risco iminente a:
    I – Penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação;
    II – Usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver danos;
    Parágrafo Único. Será responsabilizado o agente da defesa civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança da população;
    Art. 5º. Com base no inciso IV, do artigo 24 da Lei 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.
    Art. 6º. Revogando as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor da data de 25 de janeiro de 2020, sendo publicado no painel do saguão do Paço Municipal e no site oficial do município.
    Gabinete do Prefeito em 25 de janeiro de 2020.
    WILLIAN LOBO DE ALMEIDA

    Prefeito Municipal
    CLÁUDIA ALINE DA SILVA VARGAS DE FARIA

    Secretária de Administração


    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Prefeito de Cataguases decreta Situação de Emergência devido enchente Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início