728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 17 de setembro de 2019

    Morre em Muriaé o professor cataguasense Ady Resende

    Faleceu aos 92 anos, nesta terça-feira (17), em Muriaé onde estava internado, o professor Ady Pereira de Resende, um dos mais antigos e queridos professores do Colégio Cataguases, onde ele ensinou arte por 39 anos e influenciou gerações de profissionais.

    Cataguasense, nascido na comunidade de Turiaçu, foi pintor, professor, tapeceiro, empalhador de madeira, modelador de cerâmica, fabricante de brinquedos, artista plástico, mestre em artesanato entre outras tantas inclinações artísticas.

    Recebeu várias homenagens em Cataguases e até em Brasília, pelo Ministro da cultura. Em agosto de 2010, foi homenageado pela secretaria municipal de Cultura, em evento promovido pelo secretário da época, José Vitor Lima, pelo Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Em 2014, por iniciativa do vereador Geraldo Majella Mazini, a Câmara Municipal criou a Comenda Municipal do Mérito Educacional Professor “Ady Pereira de Resende” e a partir deste ano, passou-se a homenagear 15 professores com a medalha do mérito. Na maçonaria onde era membro recebeu o título de honorável. Estas foram algumas das diversas homenagens que o mestre Ady Resende - como era conhecido - recebeu.

    O velório acontecerá na Capela Mortuária São Cristóvão, na Vila Tereza e o sepultamento está previsto para esta quarta-feira (18), no Cemitério Municipal.

    Repercussão nas redes sociais

    Em seu perfil no Facebook, o prefeito de Cataguases, Willian Lobo escreveu o seguinte: 
    "Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do querido Professor Ady Resende, nesta terça-feira, 17. Figura das mais queridas de nossa cidade, professor - assim como eu - por vocação, tendo instruído diversas gerações de cataguasenses, artista plástico de grande talento e, acima de tudo um ser humano ímpar. Vai deixar saudades, mas seu exemplo de homem bom e reto fica como lição para todos nós e para orgulho de seus familiares, aos quais me solidarizo neste momento difícil. Não poderei prestar minhas condolências e solidariedade pessoalmente, pois estou fora de Cataguases, mas deixo aqui registrado todo o meu carinho e admiração. Meu especial abraço a sua filha e nossa servidora municipal, Luciana, e todas as nossas homenagens ao eterno Professor Ady."
    O mágico e músico Emanuel Messias também escreveu:
    "Faleceu Adi Resende. Uma figura ímpar na história de Cataguases. Que os céus o receba numa linda aquarela."
    A Câmara Municipal de Cataguases também noticiou o fato:
    "Em sua homenagem a Câmara Municipal de Cataguases na legislatura de 2013 a 2016, criou no ano de 2014 a "Comenda Municipal do Mérito Educacional do Professor Ady Pereira de Resende."
    .
    Fonte: 
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comments:

    1. Ele fara falta p.cultura,mas o seu legado ficara eternizado na memoria de quem estudou e aprendeu com ele e basta vc que conviveu com ele sempre relatar o Artista e ser humano que ele foi.Minhas condulencias aos amigos e familiares,e que ele descanse em paz.

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Morre em Muriaé o professor cataguasense Ady Resende Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início