Faleceu aos 92 anos, nesta terça-feira, 17 de setembro de 2019, em Muriaé, onde estava internado, o professor Ady Pereira de Resende. Cataguasense, nascido na comunidade de Turiaçu, ele foi um dos mais antigos e queridos professores do Colégio Cataguases, onde dedicou 39 anos ao ensino de artes e influenciou inúmeras gerações de profissionais.
Ady Resende — ou Mestre Ady, como era carinhosamente conhecido — foi um artista multifacetado, com vasto talento em diversas inclinações artísticas: pintor, tapeceiro, empalhador de madeira, modelador de cerâmica, fabricante de brinquedos e artista plástico, sendo reconhecido como um mestre do artesanato.
Sua trajetória foi marcada por diversas homenagens. Em agosto de 2010, foi agraciado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases, durante evento promovido pelo então secretário José Vitor Lima em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Seu reconhecimento se estendeu até Brasília, onde foi homenageado pelo Ministério da Cultura.
Em 2014, por iniciativa do vereador Geraldo Majella Mazini, a Câmara Municipal de Cataguases instituiu a Comenda Municipal do Mérito Educacional Professor “Ady Pereira de Resende”, que anualmente passou a honrar 15 professores com a medalha de mérito. Na Maçonaria, da qual era membro, recebeu o título de honorável.
O velório ocorreu na Capela Mortuária São Cristóvão, na Vila Tereza, e o sepultamento foi realizado nesta quarta-feira, 18 de setembro, no Cemitério Municipal.
Repercussão e luto nas redes sociais
A notícia de seu falecimento gerou comoção imediata.
Em seu perfil no Facebook, o prefeito de Cataguases à época, Willian Lobo, manifestou seu pesar: "Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do querido Professor Ady Resende, nesta terça-feira, 17. Figura das mais queridas de nossa cidade, professor - assim como eu - por vocação, tendo instruído diversas gerações de cataguasenses, artista plástico de grande talento e, acima de tudo um ser humano ímpar. Vai deixar saudades, mas seu exemplo de homem bom e reto fica como lição para todos nós e para orgulho de seus familiares, aos quais me solidarizo neste momento difícil. [...] Meu especial abraço a sua filha e nossa servidora municipal, Luciana, e todas as nossas homenagens ao eterno Professor Ady."
O mágico e músico Emanuel Messias também prestou sua homenagem: "Faleceu Adi Resende. Uma figura ímpar na história de Cataguases. Que os céus o receba numa linda aquarela."
A Câmara Municipal de Cataguases também se manifestou, reforçando o legado de Ady: "Em sua homenagem a Câmara Municipal de Cataguases na legislatura de 2013 a 2016, criou no ano de 2014 a 'Comenda Municipal do Mérito Educacional do Professor Ady Pereira de Resende.'"
Por Mídia Mineira

Ele fara falta p.cultura,mas o seu legado ficara eternizado na memoria de quem estudou e aprendeu com ele e basta vc que conviveu com ele sempre relatar o Artista e ser humano que ele foi.Minhas condulencias aos amigos e familiares,e que ele descanse em paz.
ResponderExcluir