Cataguases tem o maior número de casos positivos de Covid-19 em 24 horas

O Município de Cataguases teve nesta terça-feira (7), o dia com maior número de casos confirmados em 24 horas. Segundo Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 12 novos casos confirmados, sendo 3 do sexo masculino, dois de 33 anos e um de 71 anos e 9 do sexo feminino, três com 37 anos e os demais com 32, 51, 57, 67, 69 e 76 anos. Todos os 12 casos estão com sintomas da doença.
A pasta esclareceu que os testes rápidos são realizados nas unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira e que por isso, há um maior número de confirmações nesses dias.
Com os 12 novos casos, o Município totalizou 130 casos positivos, destes, 33 já estão curados, 88 estão em isolamento domiciliar e 2 estão hospitalizados. Sete pessoas vieram a óbito pela Covid-19 em Cataguases.
Embora o boletim da prefeitura conste apenas dois internados, os dados hospitalares divulgados também nesta terça-feira (7), mostram que 7 pessoas estão internadas no PV8, ala específica do Hospital de Catag…
Drogaria Santa Rita

Prefeitura entrega Posto de Saúde em comemoração aos 112 anos do distrito de Sereno


Na noite da última quinta-feira (22), o distrito de Sereno celebrou 112 anos de história e a comunidade local recebeu da Prefeitura de Cataguases, como presente especial, a ampliação do Posto de Saúde de Estratégia da Família. 

O Posto Professora Maria Ruth Sereno dos Santos estava fechado desde maio de 2017 por conta de problemas na rede elétrica do imóvel e, após isso, a necessidade de manutenção foi identificada pela Prefeitura, que investiu cerca de R$250 mil com recursos próprios na recuperação do imóvel. 

Em uma cerimônia com muita música, lazer e apresentações culturais, a reabertura do imóvel reuniu o prefeito Willian, secretários, vereadores e a comunidade local, que voltou a ter os atendimentos de saúde já na sexta-feira após a inauguração.

Para a cuidadora de idosos, Rosa Faustino, 41 anos, moradora de Sereno, a conclusão das obras da nova estrutura física se soma aos excelentes profissionais, que são queridos pela comunidade, e o resultado é um melhor atendimento aos dependentes do Sistema Único de Saúde. “Vai trazer muitas melhorias para a saúde da comunidade e da região, pois a enorme maioria das pessoas daqui dependem desse posto de saúde. Eu e minha família somos muito gratos, pois no local são oferecidos diversos serviços de saúde que nós dependemos. Todos aqui estávamos ansiosos para que as atividades fossem iniciadas, pois a equipe profissional do posto é ótima e agora vemos essa bela estrutura física”, disse.

Com o objetivo de oferecer maior conforto aos usuários e aumentar a quantidade de serviços oferecidos, o Posto de Saúde de Sereno passou por reforma desde outubro de 2017. As obras tiveram como resultado reforma e ampliação da unidade, com substituição das instalações elétricas, criação de depósito de resíduos sólidos, sala de esterilização de material, um consultório, que se soma a outro já existente, mais dois banheiros, perfazendo um total de quatro na unidade, e sala de vacinação. Durante o período em que o imóvel passou por obras de melhorias dentro dos padrões da vigilância sanitária, os atendimentos de saúde estavam sendo feitos na estação do distrito.

A secretária de Saúde, Daniela Coelho, destacou que não é apenas a estrutura física reformada e o corpo técnico que vão auxiliar no atendimento. Novos equipamentos já foram comprados. “A conclusão da obra é muito importante para a nossa rede de saúde, oferecendo os serviços em um ambiente novo, com melhor estrutura e maior humanização. Equipamentos novos já foram adquiridos e a previsão é que cheguem em até 30 dias para auxiliar no atendimento à população. Agradeço à comunidade e digo que a Secretaria de Saúde está à disposição da comunidade”, afirmou.

Com a ampliação e melhor estrutura, o Posto de Saúde de Sereno retomou suas atividades com um maior número de serviços de saúde oferecidos à comunidade. Atendimento médico, puericultura, pré-natal, preventivo, visita domiciliar, curativos, aferição pressão arterial, administração de medicamentos, atendimento de enfermagem, planejamento familiar e fisioterapia domiciliar são os serviços realizados no local. 

posto de saúde também vai contar com atendimentos da equipe do NASF, que possui nutricionista, psicóloga, educador físico e assistente social.

O prefeito Willian comentou a realização de um sonho antigo da população. “Celebramos um dia histórico para Sereno e a região dependente do posto de saúde ao entregarmos o imóvel em condições de atender a população. Esse era um sonho antigo dos moradores, que agora vão poder usufruir de uma estrutura renovada, com uma equipe técnica extremamente qualificada e comprometida com a saúde das pessoas. Agradeço a todos que contribuíram para a conclusão das obras e também àqueles que prestigiaram a inauguração”, finalizou.


O Posto de Saúde de Estratégia da Família de Sereno é responsável pelo atendimento de aproximadamente 2700 pessoas, que inclui as comunidades de Sereninho e Joaquim Vieira, além dos habitantes do local onde está sediado. Atualmente, a equipe de saúde do Posto de Saúde de Sereno conta com um médico, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem e três agentes comunitários de saúde. Os atendimentos já acontecem normalmente no endereço Avenida Manoel Inácio Peixoto, sem número – Sereno, entre segunda e sexta-feira de 7h às 16h. O telefone para contato é 3423-3129.

Fonte: Prefeitura de Cataguases

Comentários

Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases