Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Custódio Mattos é exonerado da Secretaria de Governo de Zema

(Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)
Foi confirmada nesta segunda-feira (19), a exoneração do secretário de Governo de Minas, Custódio Mattos (PSDB). Em nota, o governador de Minas, Romeu Zema agradeceu os serviços prestados por Mattos.

Mineiro de Bicas, Custódio foi prefeito de Juiz de Fora, ex-deputado estadual, também já atuou como diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e secretário de estado de desenvolvimento.

A medida pode ser ruim para a Zona da Mata Mineira, uma vez que o provável sucessor de Custódio deverá ser o carioca e deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto (DEM).

A decisão da saída foi após uma reunião com Zema na tarde desta segunda. Aparentemente, o motivo da saída de Mattos foi problemas na interlocução com os deputados estaduais que reclamavam que o ex-secretário estaria beneficiando mais os deputados do PSDB. A informação não foi confirmada mas em uma entrevista, o político ressaltou que sua saída poderá facilitar a aprovação do projeto de recuperação fiscal que deverá ser enviado para Assembleia Legislativa em breve.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui