728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 15 de março de 2019

    Desembargador nega recurso do presidente da Câmara e sessão para julgamento do prefeito de Cataguases segue suspensa

    O desembargador Audebert Delage, do TJMG de Belo Horizonte, negou o pedido de concessão de efeito suspensivo solicitado pelo presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Ricardo Geraldo Dias, para cassar a liminar que determinou a paralisação da sessão de julgamento do prefeito Willian Lobo sobre o caso Innovar, que aconteceria nesta sexta-feira (15). Com a decisão, a sessão segue suspensa por tempo indeterminado.

    A liminar para a paralisação da sessão foi concedida nesta quinta-feira (14), pelo Juiz de Direito, Dr. Claudio Henrique Fuks, com base no argumento dos advogados do prefeito Willian Lobo, Thomaz da Silva Vargas de Faria e Paltiel Namorato da Rocha (foto abaixo), que defenderam que: 
    • os vereadores Marcos da Costa Garcia, Ricardo Geraldo Dias, Sargento Jorge Roberto Silva Alves, Carlos Alberto Silva Barbosa, Rogério de Oliveira, Paulo Milani e Rafael Rodrigues Moreira teriam que ser impedidos de votar por serem denunciantes do caso.
    • os vereadores que apresentaram a notícia do fato participaram da deliberação referente ao recebimento da denúncia; 
    • o relatório apresentado pelo Relator da CEI foi aprovado pela maioria dos membros da Comissão, à exceção do Presidente que discordou do mesmo; 
    • a denúncia foi recebida e constituída a Comissão Processante, mas isto se deu em afronta ao Regimento Interno da Câmara pois os vereadores que noticiaram o fato estariam impedidos de votar e participar de qualquer fase do processo, o que não foi respeitado, viciando o procedimento.
    Já o pedido da defesa do presidente da Câmara, alegou que:
    • há diferença e independência entre a Comissão Especial de Inquérito e a Comissão Processante, nos termos das regras dos arts. 101, 103 e 104 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases. 
    • que a Comissão Especial de Inquérito, por se tratar de procedimento diverso, representa apenas uma sugestão a ser formalizada àqueles que são competentes para praticar as ações necessárias. 
    • que nenhum dos vereadores da Comissão Especial de Inquérito se enquadra no rol dos impedimentos, sendo certo que o procedimento cumpriu rigorosamente a legislação.
    Em seu despacho, o desembargador considerou que "não se encontram presentes os requisitos autorizadores para a concessão da medida", que não foi identificado a "presença da verossimilhança das alegações e do perigo de dano irreparável, requisitos necessários a autorizar a substituição in limine da decisão impugnada", além disso, "o Juiz da causa, em decisão fundamentada, deferiu o pedido de tutela de urgência com base em orientação jurisprudencial, segundo a qual “viola o devido processo legal a atuação de Vereador em comissão de inquérito e também em comissão processante, atinente aos mesmos fatos.”, escreveu. Por fim, o desembargador também considerou que ao final de todo processo a "a sessão de cassação do Prefeito do Município de Cataguases poderá ser novamente designada, sem qualquer prejuízo".

    O presidente da Câmara também foi intimado para que em um prazo de 15 dias comprove o preenchimento dos pressupostos necessários para a obtenção dos benefícios da justiça gratuita, conforme solicitado.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Desembargador nega recurso do presidente da Câmara e sessão para julgamento do prefeito de Cataguases segue suspensa Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início