AGORA É LEI: Em Cataguases autistas terão direito a Carteira de Identificação para garantia de direitos

Lei do vereador Ricardo Dias foi sancionada pelo prefeito José Henriques no último domingo (9) O prefeito de Cataguases, José Henriques, sancionou a Lei nº 4751/2021, de autoria do vereador Ricardo Dias que Institui e Regulamenta a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIA/TEA) no âmbito do Município de Cataguases. O documento será emitido pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e o portador poderá usufruir dos direitos concedidos a pessoa com TEA no Município, como preferência e prioridade total em todos os órgãos, setores e repartições públicas e particulares que possuam filas e ordem de chegada para fins de atendimento, gratuidade em estacionamentos públicos e privados, entre outros. A Lei já está em vigor e os responsáveis devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no Centro Administrativo na Rua Gama Cerqueira, 70, na Vila Domingos Lopes ou a um

Cataguases começa o ano com mais contratações que demissões

Cataguasaes começou o ano bem e teve um bom desempenho na geração de empregos formais no mês de janeiro de 2019, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O cadastro é declarado pelas empresas todo dia 7 do mês subsequente à movimentação e contém informações oficiais de empregos com carteira assinada.

Conforme o CAGED, em janeiro deste ano, as empresas do Município de Cataguases admitiram 355 pessoas e demitiram 298, ficando com um saldo positivo de 57 novos postos de trabalho criados no mês, resultado bem acima do total da microrregião de Cataguases, composta por 14 municípios, que terminou com o saldo negativo de -66 postos de trabalho. O pior resultado da região de Cataguases foi obtido por Leopoldina, que terminou janeiro com 95 postos a menos. 

O setor que mais contratou no primeiro mês deste ano em Cataguases foi o de serviços com 175 novas contratações e 119 demissões. O comércio também contratou mais que demitiu, 95 contra 93. Já os setores: Extrativa Mineral, Serviços Industriais de Utilidade Pública, Construção Civil e agropecuária terminaram todos negativos.


Setor Saldo
Administração Pública
1
Agropecuária
-3
Comércio
2
Construção Civil
-5
Extrativa Mineral
-1
Indústria de Transformação
10
Serviços
56
Serviços Industriais de Util Pública
-3
Fonte: CAGED

Entre as cinco maiores cidades da Zona da Mata Mineira, Cataguases e Ubá foram as únicas que obtiveram saldo positivo em janeiro, confira:


Município Variação Emprego
Cataguases
57
Ubá
21
Muriaé
-35
Viçosa
-124
Juiz de Fora
-365
Fonte: CAGED

Na microrregião de Cataguases, os municípios que conseguiram terminar janeiro com saldo positivo foram: Cataguases, Volta Grande, Dona Eusébia, Estrela Dalva e Argirita, veja na tabela abaixo:

Empregos com carteira assinada na microregião de Cataguases em janeiro de 2019

Município Variação Emprego
Cataguases
57
Volta Grande
20
Dona Eusébia
6
Estrela Dalva
6
Argirita
4
Recreio
0
Palma
-2
Laranjal
-3
Santo Antônio do Aventureiro
-4
Santana de Cataguases
-4
Além Paraíba
-9
Itamarati de Minas
-17
Pirapetinga
-25
Leopoldina
-95

Fonte: CAGED

Cataguases tem hoje 3.093 estabelecimentos com 15.188 pessoas contratadas. Somado o resultado dos últimos 12 meses, o saldo ainda é negativo com -150 postos de trabalho.

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases