728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 20 de outubro de 2018

    Parceria entre Prefeitura e comunidade permite reativação da Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera

    Unidade estava fechada há quase 7 meses e volta a atender nesta segunda (22)


    Foto: Bruno Diego / Jornal Cataguases
    Foto: Bruno Diego / Jornal Cataguases

    Foto: Bruno Diego / Jornal Cataguases

    O prefeito de Cataguases, Willian Lobo reinaugurou - na noite desta sexta-feira (19) - a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Hélcio Pereira Queiróz, no bairro Primavera. A obra durou dois meses e foi realizada em parceria entre prefeitura, comunidade e empresas. 

    O local havia sido fechado pela Vigilância Sanitária em 5 de abril deste ano devido a uma denúncia. Na época, cogitou-se em várias rádios do município que a denuncia havia partido de uma moradora, incentivada por políticos de oposição. Durante o período em que ficou fechada, os pacientes foram obrigados a se dirigirem à Unidade de Saúde do Bairro Paraíso. A UBS atende uma população de aproximadamente 4500 moradores dos bairros Primavera e Bom Sucesso, além de uma parte da Vila Minalda, do Dico Leite e da Colônia Major Vieira.

    Para atender a legislação, foi realizada
    a troca de piso por outro de cor clara e a
    colocação de rampa para acessibilidade.
    Para atender as exigências da Vigilância, foi realizada a troca de piso por outro de cor clara, pintura das paredes, rampa de acessibilidade além de limpeza, capina e manutenção da parte externa entre outras coisas. A Unidade foi desinterditada pela Vigilância e agora está dentro das normas sanitárias, pronta para retomar os atendimentos nesta segunda-feira, dia 22.

    Para comemorar a volta do atendimento de saúde no bairro, várias pessoas da comunidade prestigiaram o evento de reinauguração, houve trio elétrico, pula-pula, pipoca e algodão doce para a criançada. Prestigiaram o evento o prefeito Willian, os vereadores Michelangelo Correa, Betão do Remo, Marquinhos do Açougue, Vinícius Machado, Henrique Thurram, Paulo Milani e Mauro Ruela, além do ex-vereador Walmir Linhares, de secretários municipais e servidores da saúde.


    Foto: Bruno Diego / Jornal Cataguases

    Morador do bairro, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, que também contribuiu com a obra, disse que "o trabalho quando é feito em equipe cria-se a sensação de pertencimento e de valorização do que se tem". Ele agradeceu aos moradores, Felipe e Vanir que trabalharam na empreitada, a Prefeitura de Cataguases, a todos os colaboradores e servidores da saúde que trabalham no bairro.

    O morador Felipe, disse que a obra foi realizada com a ajuda e colaboração de todos. "Há quase sete meses que este posto estava fechado, se não fosse uma iniciativa sua [prefeito Willian], de estar junto com a gente, nós não teríamos conseguido nada, então temos que agradecer a todos que ajudaram e principalmente a você [Willian] por ter dado esse respaldo pra gente. Agradeço também a servidora da Saúde, Rose, que arrecadou os recursos e ao Fausto Menta".

    A coordenadora  do programa Estratégia da Saúde da Família do bairro Primavera, Rosemeire Magalhães disse que aguardou com grande expectativa a reabertura do espaço de atendimento.  “Para mim e para a comunidade foi um sonho realizado, todos estávamos ansiosos para a retomada dos atendimentos aqui, por conta da acessibilidade, principalmente para as crianças e os idosos. As instalações ficaram além das minhas expectativas. Esta reabertura foi muito aguardada por nós”, comentou.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Michelangelo Correa, lembrou as obras de pavimentação que estão sendo realizadas na cidade - mesmo em época de crise - e disse que ao retornar do bairro Popular onde uma dessas ruas está sendo asfaltada, ao passar pela Policlínica Municipal, foi surpreendido com servidores do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), recebendo treinamento e equipamento de segurança, inclusive protetor solar. "Culminando com esta inauguração aqui, vendo crianças brincando na rua, vejo que é esta a Cataguases que precisamos, não a de pessoas que pegam a autoestima da cidade e a jogam no buraco, como tem acontecido com alguns vereadores na Câmara. Vocês vão me desculpar o desabafo aqui agora, mas é esta Cataguases que nós queremos, altiva, com a autoestima lá em cima, mesmo diante de uma crise sem precedentes", discursou alfinetando os colegas de Câmara que fazem oposição.




    O prefeito Willian Lobo agradeceu a Câmara Municipal, a todos que trabalharam na obra e ressaltou que enquanto muitos criticam, existem pessoas que querem ajudar e contribuir para o bem comum. "Quando todo mundo se une por uma causa, as coisas acontecem [...] Vendo a conclusão das obras, observo que, além da melhoria da estrutura física, teve o toque do amor dos servidores que cuidaram da decoração da parte interna”, ressaltou. 


    O chefe do executivo municipal encerrou lembrando os desafios impostos pelo impacto no orçamento por conta das dívidas do governo estadual com o município. Atualmente, o Governo de Minas Gerais está nos devendo aproximadamente R$ 16 milhões, mas com fé, boa gestão do dinheiro público e criatividade estamos conseguindo contornar as dificuldades. Muitas das vezes, nós gostaríamos até de fazer mais para ajudar a população, mas o Governo Estadual tem nos dificultado muito”, concluiu.

    A partir desta segunda-feira, a UBS retoma seus atendimentos entre às 7h e às 16h. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos de saúde do idoso e do trabalhador,  preventivos, mamografias, puericultura, pré-natal, clínica-geral, programa de hipertensão e diabetes. A expectativa é que o local realize cerca de 60 atendimentos por mês.


    Fonte: Mídia Mineira com informaçoes da Prefeitura de Cataguases








    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Parceria entre Prefeitura e comunidade permite reativação da Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início