728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 20 de outubro de 2018

    Loja Maçônica Cataguasense comemora 130 anos com inauguração do Espaço Paulo Lúcio Rodrigues

    A Loja Maçônica Cataguasense, completou no dia 19 de outubro, 130 anos de fundação na cidade. Para celebrar a data, foi realizada na noite desta sexta-feira (20), um jantar comemorativo com membros e familiares que contou com o som ao vivo do músico Fabiano Amorim. Na ocasião foi inaugurado o terceiro andar da Loja. O espaço recebeu o nome de Paulo Lúcio Rodrigues, grande homenageado da noite, com uma placa comemorativa.

    Paulo Lúcio Rodrigues se dedica a Loja Maçônica Cataguasense há 41 anos. Entrou na maçonaria em 18 de novembro de 1977 onde foi Venerável por 2 mandatos consecutivos, entre os anos de 1987 a 1991. Foi orador, mestre de cerimônias, deputado, chanceler e delegado da Loja, nomeado pelo Grão Mestre de Belo Horizonte.



    Maçonaria em Cataguases

    Fundada em 19 de outubro de 1888, a Loja Maçônica Cataguasense, já funcionava em Cataguases, desde 1883, no mesmo local, com o título de Loja Maçônica “Flor da Viúva”. Em seus 130 anos na cidade tem influenciado e ajudado positivamente a vida dos munícipes. 

    Adão Lacerda Neto é o atual venerável
    da Loja Maçõnica Cataguasense.
    Seu primeiro venerável mestre da Flor da Viúva foi José dos Santos Júnior. A Loja Maçônica sempre participou ativamente em diversos momentos do município. Entre estes momentos, a edificação do Hospital de Cataguases por Dr. Norberto Custódio Ferreira e Coronel João Duarte, influenciados pelo maçom José Gustavo Cohen. Outra importante intervenção da Maçonaria em Cataguases, foi referente à implantação da Igreja Metodista, impedindo que o reverendo Felipe Ravaglia de Carvalho que chegou a ser arrastado por um cavalo fosse expulso da cidade. Mais tarde o reverendo também se tornaria maçom. Também passou pela Loja Maçônica de Cataguases o poeta vassourense, Joaquim Osório Duque-Estrada, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. O poeta foi iniciado na Loja Maçônica Cataguasense no dia 2 de agosto de 1894. O Hino Nacional viria a ser composto anos mais tarde, quando o poeta ainda frequentava as oficinas em Cataguases, podendo ter sido escrito na cidade.

    Até o momento passaram pela Loja Maçônica Cataguasense 86 veneranças, fundando diversas outras lojas como: Unidos em Recreio (Recreio), 27 de abril (Leopoldina), Porto das acácias (Astolfo Dutra), Obreiros da Paz (Cataguases) e Obreiros de Miraí (Miraí).

    O atual venerável é Adão Lacerda Neto.
    *Fotos: Paulo Lúcio Rodrigues / Arquivo pessoal.


    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Loja Maçônica Cataguasense comemora 130 anos com inauguração do Espaço Paulo Lúcio Rodrigues Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início