728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    segunda-feira, 16 de julho de 2018

    CAPS-AD em Cataguases oferece programa para combater tabagismo

    O Programa Nacional de Controle do Tabagismo em Cataguases, agora será disponibilizado, além do Posto de Saúde do bairro Paraíso, também no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), no Centro.

    Segundo o médico e coordenador do programa, Dr. Joseph Freire, o tratamento é um programa elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), cujo primeiro passo é a realização de uma avaliação do paciente por parte de um profissional de saúde, que analisa a motivação do mesmo em deixar de fumar, seu nível de dependência física à nicotina, se há indicação ou contraindicação de uso de medicamentos, além de colher sua história clínica.

    Constatada a necessidade de tratamento, o Dr. Joseph explica que é indicado a participação em um grupo de apoio, onde é desenvolvida terapia cognitivo-comportamental com a participação de até 25 pacientes. São oito sessões por mês durante três meses. O trabalho é conduzido por uma equipe constituída por enfermeira, psicóloga, médica, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, dentista, fonoaudióloga e farmacêutica.

    O primeiro grupo de apoio para tratamento do tabagismo foi realizado em 2013 e desde então, já foram realizadas onze edições e o próximo grupo está previsto para iniciar no começo de outubro deste ano. 

    Esta é a primeira turma do CAPS-AD e contará com a participação da equipe de profissionais do CAPS-AD sob coordenação da enfermeira Fernanda.

    Atualmente existe uma lista de espera com mais de 60 nomes aguardando para participar do programa. Interessados em ter acesso ao tratamento devem procurar o posto de saúde do bairro Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas ou das 13 às 17 horas.


    Segundo Dr. Joseph, setenta pacientes estão realizando o tratamento atualmente. Ele explica: "Trabalhamos com abordagem cognitiva comportamental e com estratégias motivacionais para cessar o tabagismo e prevenir recaídas". Além da ajuda do grupo, os usuários também contam com apoio medicamentoso e atendimento multiprofissional. Esse atendimento é realizado conforme a necessidade dos pacientes, ressaltou o médico.

    *Informações e fotos: Dr. Joseph Freire
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: CAPS-AD em Cataguases oferece programa para combater tabagismo Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início