728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 20 de maio de 2018

    Trem de Turismo Rio-Minas chega a Cataguases para visitação

    Mesmo com um atraso de quatro horas e meia, o Trem de Turismo Rio-Minas, foi recepcionado por uma multidão na estação ferroviária de Cataguases na noite deste sábado (19). A composição com duas locomotivas e quatro vagões chegou à estação ferroviária por volta das 20h30. 

    O projeto da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Trem, traz de volta a nostalgia de um passeio de trem e servirá para alavancar o turismo na cidade e em outros sete municípios. Saindo de Cataguases, o trem vai passar por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador, Além Paraíba, Sapucaia e finalizará a viagem em Três Rios, no estado fluminense.

    O vice-prefeito Tita Lima, representando o prefeito Willian Lobo - que não pode ir devido uma viagem a Juiz de Fora - fez questão de chegar no primeiro vagão, juntamente com o secretário municipal de Esportes, José Vitor Lima, o vereador Vinícius Machado entre outros. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cataguases, Camilo Cristóvão Vicente, recebeu o trem na estação.


    O auxiliar de maquinista aposentado,
    Sr. João Severino de Souza,  falou sobre
    a época em que o trem transportava 

    carga e passegeiros em Cataguases
    A recompensa para a população que esperou o trem chegar foi poder entrar e conhecer os vagões que irão transportar os passageiros em breve.

    Com 87 anos, o Sr. João Severino de Souza, nascido no distrito de Vista Alegre, contou para a reportagem do Site Mídia Mineira que trabalhou como assistente de maquinista em Cataguases, nas décadas de 50 e 60, na antiga Locomotiva a vapor, conhecida como “Maria Fumaça”. Na época áurea do trem ele chegou a fazer diversas viagens na composição que transportava carga e passageiros para Ubá e Rio de Janeiro e conta com orgulho que um dos passageiros ilustres que conheceu foi o compositor e cantor Ataulfo Alves. “A gente recebe a volta do trem com muita alegria porque é uma coisa que a gente nunca esperava que fosse acabar”, contou emocionado.


    O Sr. Nilson Mendonça recordou suas
    viagens em família no trem
    O Sr. Nilson Mendonça lembrou com saudade da época em que andava de trem com sua avó e demais familiares, segundo ele, a volta do trem de passageiros irá movimentar a cidade. “A cidade precisa do trem, senão fica parada”, ressaltou.

    O vice prefeito de Cataguases, Tita Lima, disse que neste momento em que todos os municípios do Brasil estão passando por dificuldade, o Município de Cataguases deve abraçar com todas as forças os empreendimentos que trazem recursos para a cidade. "A gente está dando todo apoio necessário para que a população abrace o trem turístico. Nós como Município estaremos fazendo de tudo para envolver o comércio e hotelaria para recebermos os turistas que irão chegar neste trem a partir do segundo semestre para conhecer nossa cidade. Nosso trabalho enquanto Município é alavancar e desenvolver o comércio e envolver todos os munícipes em prol do projeto", disse.


    Até a terça-feira (22) o trem ficará aberto a visitação

    O Presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, disse que é um sonho realizado não apenas para a ONG mas também para Cataguases e para os oito municípios que fazem parte do circuito ferroviário. Segundo ele, a expectativa para iniciar as viagens é a partir do segundo semestre deste ano mas que tudo ainda depende testes. "Nós estamos trabalhando muito pra isso, tanto a gente quanto o Tita, o prefeito, as demais prefeituras e todo secretariado que tem apoiado as ações realizadas. Nós estamos trabalhando muito para que isso aconteça dentro deste ano", afirmou. Nascimento também contou que serão dois trens, um saindo de Cataguases e o outro de Três Rios, ambos com capacidade máxima de 870 passageiros com 15 vagões, 58 passageiros em cada vagão. Sobre o custo da passagem, o presidente disse que ainda está sendo estudado. "A tarifa ainda está sendo estudada mas será o trem de turismo mais barato porque será o de maior percurso do Brasil e o primeiro interestadual. Os outros você anda dez quilômetros, treze quilômetros e o nosso vai percorrer 170 quilômetros", disse. Conforme o presidente, toda a legislação para transporte de passageiros está sendo analizada e cumprida a risca, de acordo com ele, faltam poucos detalhes para o funcionamento como a adequação das estações ferroviárias e a realização de mais alguns testes.


    O presidente da CDL, Camilo Cristóvão Vicente, ressaltou a importância do projeto para geração de renda no município, não apenas para o artesanato mas para o comércio em geral, principalmente para gastronomia e rede hoteleira. "Eu costumo falar que todos direta ou indiretamente serão beneficiados. É um ganho para Cataguases, o trem já é uma realidade que nós estamos presenciando aqui parado na estação ferroviária de Cataguases. A gente fica feliz de estar participando desse projeto, magnífico, fantástico, um projeto imenso, a vinda aqui hoje é só o início, um teste, mas a gente espera que no segundo semestre realmente entre em funcionamento porque é um ganho para toda a comunidade e por onde esse trem venha a passar. São muitas as instituições que serão beneficiadas, as pessoas estão de parabéns, quem encabeçou o projeto, todo nosso grupo que apoiou, nós cataguasenses estamos de parabéns pela receptividade e esse grupo incansável que tem trabalhado lá em Recreio, a gente sabe o quanto é doloroso mas a gente está vendo o resultado com esse projeto magnífico", disse.

    O trem ficará parado na cidade até a próxima quarta-feira (22), aberto à visitação.



    Confira mais fotos da chegada do trem em Cataguases:







    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    2 comments:

    1. Meus parabéns Cataguases nosso pais deveria voltar a ter a nossas locomotiva é muito importante pra população as passagem sai mais barata todos estado brasileiro deveria adotar esta ideia mais uma vez meus parabéns Cataguases linda cidade no estado de minas gerais.

      ResponderExcluir
    2. É lamentável,termos uma imensa malha ferroviária abandonada no Brasil ! É preciso que todos apóiem iniciativas como está ! Parabéns a todos os idealizadores do Trem Rio Minas !!!

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: Trem de Turismo Rio-Minas chega a Cataguases para visitação Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início