728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sábado, 7 de abril de 2018

    II Encontro Educação em Movimento mobiliza mais de 700 profissionais em Cataguases

    Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (6), o II Encontro Educação em Movimento. 

    Foto: Prefeitura de Cataguases

    Foto: Prefeitura de Cataguases
    Mais de 700 profissionais da Rede Municipal de Ensino reuniram-se na Igreja Metodista Wesleyana, no bairro Popular para uma manhã de aprendizado e confraternização, que contou com palestras, músicas apresentadas pelo Proler e café da manhã.


    Doutor Delano Carneiro, médico do trabalho,
    anestesiologista e clínico geral, foi um dos palestrantes.
    Foto: Hércules Brito
    O encontro foi iniciado com a palestra “Somos todos especiais”, ministrada pelo médico do trabalho, anestesiologista e clínico geral, Delano Carneiro, que abordou a inclusão.  “A educação é essencial em nossas vidas e, acima de tudo, é necessário oportunizá-la a todos. Precisamos que a humanidade se aproxime e saiba conviver com as diferenças e eventuais deficiências. Sabemos que cada um tem um grande potencial dentro de si e muitas das vezes o que falta é a compreensão, a solidariedade e o sentimento de fraternidade. Isso é o que vai transformar o mundo”, disse o médico.

    A segunda palestra foi com a psicóloga terapeuta cognitiva comportamental e especialista em educação para crianças com autismo, Carolina Gouveia, com o tema “Sinais e características do autismo: é preciso ajudar”. A psicóloga apresentou algumas características de crianças com o transtorno na fase infantil e ressaltou a importância do trabalho em conjunto feito entre a família da criança, a escola e o terapeuta. “A partir dos três primeiros anos de vida já se podem identificar os primeiros sinais de alerta, que seria o atraso na fala, questões comportamentais, dificuldades de inteiração e uma forma diferente de lidar com o ambiente. O importante é que os educadores observem os indícios e encaminhem a família a um profissional capaz de elaborar um diagnóstico. Nos casos de autismo, quanto mais precoce forem as intervenções, melhor para o desenvolvimento do aluno”, explicou.

    Foto: Prefeitura de Cataguases
    O secretário de Educação, José Fernando Millane, aproveitou a oportunidade e agradeceu a todos os profissionais da educação pelo empenho, elogiou a qualidade da merenda e divulgou números do ensino municipal. “O objetivo dessa capacitação é sempre aprimorar o conhecimento na rede municipal de ensino e trocar experiências para que todos os profissionais saibam lidar com nossos alunos, independente de sua característica. Trouxemos duas palestras com a proposta de incluir todos os estudantes nas atividades escolares”, disse.


    José Fernando ficou contente com o resultado da capacitação e fez um balanço positivo do evento. “Estou feliz pela receptividade que tive por parte dos profissionais. Muitos me procuraram para agradecer por esta manhã descontraída e proveitosa. Agradeço a toda equipe da Secretaria de Educação, que não mediu esforços para organizar este encontro, ao pastor Fabiano pela cessão do local e ao compromisso dos profissionais da educação, que demonstraram vontade de adquirir o conhecimento aqui ofertado”, avaliou.

    Foto: Hércules Brito

    A supervisora escolar da Escola Municipal Maria José Peloso, Maria Aparecida Lamóia, ficou satisfeita com o que aprendeu no curso de capacitação e pretende aplicar dentro e fora da escola. “Também sou multiplicadora de conhecimento. Tudo o que nós, profissionais da educação, aprendemos, serve para crescermos profissionalmente e temos o dever de ensinarmos a outras pessoas. No meu caso, atualmente, eu não tenho aluno com autismo, mas eu posso ter um dia e tenho que estar preparada para atendê-lo. A educação deve estar sempre preparada para atender todos os alunos”, disse.

    Com informações da Prefeitura de Cataguases
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: II Encontro Educação em Movimento mobiliza mais de 700 profissionais em Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início