AGORA É LEI: Em Cataguases autistas terão direito a Carteira de Identificação para garantia de direitos

Lei do vereador Ricardo Dias foi sancionada pelo prefeito José Henriques no último domingo (9) O prefeito de Cataguases, José Henriques, sancionou a Lei nº 4751/2021, de autoria do vereador Ricardo Dias que Institui e Regulamenta a emissão da Carteira de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIA/TEA) no âmbito do Município de Cataguases. O documento será emitido pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e o portador poderá usufruir dos direitos concedidos a pessoa com TEA no Município, como preferência e prioridade total em todos os órgãos, setores e repartições públicas e particulares que possuam filas e ordem de chegada para fins de atendimento, gratuidade em estacionamentos públicos e privados, entre outros. A Lei já está em vigor e os responsáveis devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no Centro Administrativo na Rua Gama Cerqueira, 70, na Vila Domingos Lopes ou a um

Trem turístico Cataguases - Três Rios deverá funcionar a partir do segundo semestre deste ano

trem turístico que vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando por oito cidades mineiras e fluminenses deverá funcionar a partir do segundo semestre deste ano. O anuncio foi feito pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira (7).

As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro.

Fotos: Amigos do Trem
Segundo o Ministério do Turismo, outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados e vão fortalecer a atividade turística nos municípios. 


O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras e iniciativa privada da região, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e órgãos do Governo do Brasil ligados ao transporte ferroviário.

O Presidente da ONG Amigos do Trem Sr. Paulo Henrique do Nascimento, ressaltou no site da ONG, que o trem de passageiros voltará a circular depois de 50 anos paralisado nesta ferrovia, sendo um resgate muito importante para a população dos dois Estados. Ele destacou que os sonhos podem se tornar uma realidade desde que seja com muita persistência, dedicação e focando em vencer as dificuldades e os obstáculos impostos no dia a dia, mas, que o sonho só foi possível com a soma de esforços de muitas pessoas que se uniram pelo bem comum de milhares de pessoas. O projeto do Trem Rio Minas, terá a possibilidade também de fazer a ligação com outro trem das cidades no segundo trecho que seria Santo Antônio de Pádua, Palma e Recreio.

Estação em Três Rios (RJ). Foto: Amigos do Trem

Paulo Henrique, disse da importância da participação do prefeito de Três Rios Josemar Salles, que muito atuou com sua equipe de Secretários, representantes do da indústria e do comércio daquele município, entre outros, alem do apoio de todos os prefeitos do trecho.

Fonte: Ministério do Turismo e Amigos do Trem

Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases