Aconteceu neste sábado (20), na praça da Chácara Dona Catarina, o segundo Encontro de Charolas e Folias de Reis organizado pela Prefeitura de Cataguases por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O público presente teve a chance de presenciar uma das mais antigas manifestações culturais / religiosas do folclore brasileiro que trouxe à praça as tradicionais músicas, danças e trajes típicos da celebração, que tem origem no catolicismo.
O Secretário de Cultura e Turismo, Fausto Menta, falou para o Site Mídia Mineira que a sua pasta tem trabalhado com criatividade para reverter os efeitos da crise financeira em que o Estado encontra, sem deixar de resgatar a tradição local, a cultura popular e o folclore. "Realmente é um evento que veio para ficar e marcar, isso que é importante, a gente fortalecer a tradição, o folclore e ao mesmo tempo resgatá-lo, sem deixar que acabe uma tradição tão importante como essa. A gente está ai trabalhando graças ao apoio do prefeito que reconhece as folias, as charolas e a gente não pode deixar que essa tradição, esse folclore acabe, temos que expandir cada vez mais para que todos conheçam essa cultura popular que também é uma manifestação de fé", disse.

No ano passado, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou o reconhecimento da folia de reis como patrimônio cultural imaterial do estado. Um inventário do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) realizado em 2016, cadastrou 1.255 grupos de folias, distribuídos em 326 municípios mineiros. A manifestação cultural e festiva, celebrada anualmente por católicos, ocorre geralmente no dia 6 de janeiro. A data, segundo a tradição cristã, marca o aniversário da visita dos três reis magos ao recém nascido Jesus Cristo.
0 comments:
Postar um comentário