728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

    Professores de Cataguases participam de capacitação para Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



    Um encontro nesta terça-feira (28), marcou o início do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Cataguases. O encontro foi organizado pela Prefeitura Municipal de Cataguases, através da secretaria municipal de Educação (SME). Na ocasião, estiveram presentes professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil de Cataguases da rede pública municipal e rede estadual da Educação Básica que iniciaram o primeiro módulo de uma capacitação ao programa. 

    Ao formalizar a adesão ao PNAIC, várias professoras e profissionais da educação foram inscritos na plataforma do SIMEC/MEC o que possibilitou a Secretaria Municipal de Educação oferecer aperfeiçoamento sobre o tema aos profissionais.


    A capacitação traz em sua grade 4 módulos de formação com carga horária de 100 horas e este ano a novidade é que, o Programa Novo Mais Educação faz parte de um dos módulos para capacitar seus profissionais.

    A coordenadora local é a técnica educacional da SME, Luciana Margarete, tendo como formadoras locais: Simone Lomeu ,Gislaine Barros, Vilma Neto, Sônia Barroso, Luciene Brito, Sandra Moutinho, Jeovana Dornelas e Rosemary Cruz.

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal e Estadual e municípios, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Neste ano, a portaria 826, de 7 de julho de 2017, passa a abranger a alfabetização em língua portuguesa e em matemática; a realização de avaliações com foco na alfabetização, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e o apoio gerencial, técnico e financeiro aos entes que tenham aderido às ações do Pnaic, para sua efetiva implementação.

    As ações de formação tanto do Pnaic quanto do Programa Novo Mais Educação têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.


    O foco das ações do Pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.

    Com a confirmação da adesão do município de Cataguases ao plano, os professores reafirmaram o comprometimento e responsabilidade com a alfabetização e com a aprendizagem dos alunos das redes na idade adequada.

    Um dos objetivos é ressaltar a importância do PNAIC, indo de encontro a Meta do Plano Municipal da Educação (PME), que é universalizar a alfabetização para todas as crianças.


    *Fotos: Prefeitura de Cataguases / Divulgação
    Com informações da Prefeitura Municipal de Cataguases,
    MEC e Undime 
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Professores de Cataguases participam de capacitação para Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início