Possibilidade do retrocesso para Leopoldina não foi bem recebida pela população. Prefeito se reúne com Comandante da 4ª Região da PMMG em Juiz de Fora e discorda da medida. Presidente da Câmara se reunirá com vereadores para firmar posição contrária ao rebaixamento.
![]() |
Vereador José Augusto Cabral, à direita, falou da possibilidade de rebaixamento da 6ª Cia de PM Ind também em programa de rádio. Foto: O Vigilante Online. |
Segundo José Augusto Cabral, se tal proposição for efetivada, a Unidade da PM em Leopoldina perderia seu status de Companhia Independente e passaria a ser subordinada ao 21º Batalhão de Ubá, como era no passado.
No dia seguinte ao pronunciamento feito por José Augusto na Câmara Municipal, o vereador foi convidado a participar do programa Jornal da Cidade, levado ao ar pela Rádio Jornal AM, para falar a respeito do tema.
Na entrevista, Cabral reiterou a gravidade da situação enfrentada por Leopoldina em relação à segurança pública, considerou a possibilidade de rebaixamento da 6ª Cia Ind um retrocesso inaceitável e conclamou a união das lideranças políticas e dos demais segmentos de Leopoldina a deixarem a vaidade de lado, somando esforços para reverter a situação. “Não podemos concordar com a intenção do Governo de Minas, do Governador Fernando Pimentel. Num momento em que Leopoldina e as nossas polícias precisam de mais investimentos, a possibilidade de rebaixamento é algo grave, que não podemos aceitar”, afirmou o vereador.
José Augusto citou que no mês de setembro uma grande mobilização foi promovida pelo Prefeito de Viçosa, Angelo Chequer, que reuniu prefeitos das cidades vizinhas e demais autoridades, além de representantes da sociedade civil organizada, para rechaçar a intenção do governo de rebaixar a 10ª Cia PM Ind sediada em Viçosa à condição de Companhia comum ou Companhia Especial. A pressão surtiu efeito, e após expressarem aos representantes da PMMG e do governo estadual sua insatisfação, comenta-se que no lugar do rebaixamento daquela Unidade já se estuda elevar a 10ª Cia PM Independente à condição de Batalhão.
O vereador mencionou na entrevista que em seu pronunciamento na reunião do Legislativo fez um apelo aos seus pares na Câmara para que eles procurassem seus deputados estaduais e federais, com o objetivo de fortalecer esta luta em defesa de Leopoldina.

O prefeito declarou que foi firme e taxativo, dizendo gentilmente que não concordava com tal argumento. Disse também que iria, inclusive, rever a assinatura do novo convênio, pois a Prefeitura Municipal sempre cumpriu suas obrigações corretamente com a Polícia Militar.
Ao chegar a Leopoldina, José Roberto informou que convocou uma reunião com todos os secretários “a fim de tomarmos uma decisão segura para enfrentamento da situação, sendo a melhor solução uma aglutinação de forças de toda a sociedade”, explicou o Prefeito.
Na reunião da Câmara Municipal desta segunda-feira, 13 de novembro, o Presidente daquela Casa, Pastor Darcy Portela (foto ao lado), adiantou que se reunirá com os vereadores para que o Poder Legislativo de Leopoldina adote uma firme posição contrária à possibilidade de rebaixamento da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente.
Com informações e fotos de O Vigilante Online
0 comments:
Postar um comentário