728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 25 de outubro de 2017

    Programa de Combate ao Tabagismo em Cataguases entrega certificados a duas turmas

    Mais de vinte pessoas receberam o certificado após participarem do Programa de Combate ao Tabagismo em Cataguases, coordenado pelo médico pneumologista Dr. Joseph Freire, na noite desta segunda-feira (23).

    A confraternização de entrega e encerramento das turmas II e III do programa, iniciadas no final de junho, aconteceu no PSF do bairro Paraíso e contou com uma palestra da psicóloga Elisa de Oliveira Macedo do NASF, seguida pela entrega dos certificados pelo Dr. Josepf e a enfermeira Psicóloga Elisa de Oliveira Macedo.

    As turmas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por um médico (Dr. Joseph), os enfermeiros Gustavo Benini de Oliveira e Graziele Mota Dias Bustamante, a farmacêutica Lais Rodrigues, a psicóloga Elisa Macedo, o educador físico Rodrigo Almeida Aguiar, a fonoaudióloga Ana Cristina Portugal Carneiro, a fisioterapeuta Liliane Cristina da Silva Tavares, a nutricionista Camila Soares Garcia e a assistente social Tereza Cristina Chamhum Salomão.

    O projeto acontece anualmente por iniciativa da Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Ministério da Saúde. Os alunos participam de reuniões semanais no posto do bairro Paraíso ou na sala da Secretaria dos Conselhos onde são avaliados e recebem medicamentos.  

    Após a entrega dos certificados ocorreu a confraternização dos presentes finalizando o evento. 

    Segundo o Dr. Joseph, “mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde na pessoa do Sr. Eliermes Teixeira e a coordenadora da Atenção Básica, Uiara, demonstraram o compromisso da atual gestão com a saúde do povo de Cataguases”.

    Uma nova turma de pessoas interessadas em parar de fumar será iniciada no dia 6 de novembro. Interessados podem se informar no PSF de seu bairro. 

    O cigarro é diretamente responsável por:
    • 9 em cada 10 mortes por câncer de pulmão.
    • 3 em cada 10 mortes por qualquer tipo de câncer.
    • 3 em cada 10 mortes por doenças cardiovasculares.
    • 8 em cada 10 casos de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), como o enfisema pulmonar ou a bronquite crônica.
    • 1 em cada 2 mortes de fumantes.





    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Programa de Combate ao Tabagismo em Cataguases entrega certificados a duas turmas Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início