Notícia

TRE nega recurso do MP Eleitoral e registros dos candidatos do PSDB Cataguases estão mantidos

O Desembargador Maurício Soares do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negou recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral contra a sentença proferida pelo Juiz da 79ª Zona Eleitoral, de Cataguases, pela qual deferiu o registro dos Candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para as eleições proporcionais de 2020.
O processo diz respeito a suposta fraude à cota de gênero pelo PSDB de Cataguases, alegada pela candidata Iracema Dornelas. O Ministério Público havia pedido a cassação dos candidatos do PSDB, mas após a apresentação das contrarrazões da defesa, desistiu e opinou pelo não seguimento ao recurso, mantendo assim a regularidade dos registros dos candidatos. Mesmo assim, o processo seguiu para o TRE para manifestação final.
A decisão põe um ponto final em relação a questão do deferimento das candidaturas para o cargo de vereador pelo PSDB. Os candidatos continuam com os registros deferidos sem problema algum. Com a renúncia de Iracema e substituição por outra…
Drogaria Santa Rita
Banner cadastramento cartão SUS
   

Programa de Combate ao Tabagismo em Cataguases entrega certificados a duas turmas

Mais de vinte pessoas receberam o certificado após participarem do Programa de Combate ao Tabagismo em Cataguases, coordenado pelo médico pneumologista Dr. Joseph Freire, na noite desta segunda-feira (23).

A confraternização de entrega e encerramento das turmas II e III do programa, iniciadas no final de junho, aconteceu no PSF do bairro Paraíso e contou com uma palestra da psicóloga Elisa de Oliveira Macedo do NASF, seguida pela entrega dos certificados pelo Dr. Josepf e a enfermeira Psicóloga Elisa de Oliveira Macedo.

As turmas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por um médico (Dr. Joseph), os enfermeiros Gustavo Benini de Oliveira e Graziele Mota Dias Bustamante, a farmacêutica Lais Rodrigues, a psicóloga Elisa Macedo, o educador físico Rodrigo Almeida Aguiar, a fonoaudióloga Ana Cristina Portugal Carneiro, a fisioterapeuta Liliane Cristina da Silva Tavares, a nutricionista Camila Soares Garcia e a assistente social Tereza Cristina Chamhum Salomão.

O projeto acontece anualmente por iniciativa da Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Ministério da Saúde. Os alunos participam de reuniões semanais no posto do bairro Paraíso ou na sala da Secretaria dos Conselhos onde são avaliados e recebem medicamentos.  

Após a entrega dos certificados ocorreu a confraternização dos presentes finalizando o evento. 

Segundo o Dr. Joseph, “mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde na pessoa do Sr. Eliermes Teixeira e a coordenadora da Atenção Básica, Uiara, demonstraram o compromisso da atual gestão com a saúde do povo de Cataguases”.

Uma nova turma de pessoas interessadas em parar de fumar será iniciada no dia 6 de novembro. Interessados podem se informar no PSF de seu bairro. 

O cigarro é diretamente responsável por:
  • 9 em cada 10 mortes por câncer de pulmão.
  • 3 em cada 10 mortes por qualquer tipo de câncer.
  • 3 em cada 10 mortes por doenças cardiovasculares.
  • 8 em cada 10 casos de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), como o enfisema pulmonar ou a bronquite crônica.
  • 1 em cada 2 mortes de fumantes.





Comentários

Banner cadastramento cartão SUS Campanha Mídia Mineira para o uso de máscaras DJ Fábio Dias Cataguases