728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    domingo, 29 de outubro de 2017

    Energisa presenteia Cataguases com painel em azulejos na nova sede nos 30 anos da Fundação Ormeo Junqueira Botelho




    Como parte das festividades em comemoração aos 30 anos da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e da inauguração da nova Central de Serviços Energisa, construída em um terreno anexo à edificação histórica da sede da empresa em Cataguases, foi inaugurado na manhã deste sábado (28), o painel em azulejos ‘Alegoria Elétrica’, criação do mineiro Rafael Zavagli e confeccionado no Atelier Telmo Pereira, em Juncal/Portugal.


    Telmo Pereira e Rafael Zavagli
    O artista belo-horizontino Rafael Zavagli, 36 anos, é formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e concebeu o quadro após uma visita a Cataguases e entorno, em especial à Usina Maurício - primeira geradora do Grupo Energisa, de 1908. O quadro original, utiliza a técnica óleo sobre tela e possui dimensões de 1m x 3m. Ele ficará exposto no interior do prédio sede da holding do Grupo Energisa. Do lado externo, na entrada do mesmo prédio, recém inaugurado, o painel de 2,40m x 7,50m, reproduz o quadro de Zavagli e está posicionado para a Av. Astolfo Dutra, área central da cidade. Os 800 azulejos de 15x15cm foram pintados  pelo artista Telmo Pereira em Portugal. Telmo Pereira, 39 anos, foi indicado para a empreitada pelo Cencal (Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica) de Caldas da Rainha, o mais importante centro de estudos para a cerâmica em Portugal, e onde Telmo Pereira também leciona.

    A solenidade contou com a Banda Princesa Leopoldina e a presença dos artistas Rafael Zavagli e Telmo Pereira, da família Botelho, o presidente do Conselho da Energisa, o empresário Ivan Müller Botelho, sua esposa Stella Perez Botelho e os filhos Ricardo e Mônica Botelho, do presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, além de diretores e conselheiros do Grupo.

    Ivan Botelho iniciou os discursos fazendo um breve relato sobre o Grupo desde sua fundação em fevereiro de 1905, lembrando que Cataguases teve uma empresa de energia elétrica antes da Capital Federal. Hoje, a nova sede centraliza em Cataguases, os principais serviços. "Daqui desse prédio efetuamos todo o serviço de faturamento, compras, contabilidade, RH, TI e outras atividades do grupo que compõem as 8  empresas distribuidoras da Energisa. Temos aqui em Cataguases uma força de trabalho composta de 1300 colaboradores e em todo grupo somamos 15 mil", ressaltou. O presidente também lembrou do pioneirismo de Cataguases na indústria e nas artes, do nascimento do cinema com Humberto Mauro e de outros artistas que por aqui passaram como Portinari, Djanira, Ascânio Lopes, Rosário Fusco e outros. "A industria em Cataguases floresceu e cresceu convivendo com as artes cultivadas na cidade", lembrou. Doutor Ivan, como é conhecido, também ressaltou os 30 anos da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, criada em 1987 por iniciativa do engenheiro Manoel Otoni Neiva com a filosofia de trazer arte para o povo e que hoje é presidida por sua filha Mônica Botelho.

    O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, também falou de sua alegria e orgulho em ter a Energisa - empresa em que trabalhou por muitos anos - como uma das principais parceiras dos projetos culturais desenvolvidos no município e ressaltou a importância de mais esta obra de arte entregue para a população.



    O prefeito Willian Lobo, que teve uma agenda repleta na manhã de sábado, também discursou dizendo que fez questão de comparecer para agradecer o presente. "Eu como gestor público, no dia do servidor público, me sinto honrado com este presente que Cataguases recebe, um presente neste momento de crise onde a Energisa, com muita coragem, manteve os empregos em Cataguases, gerando renda neste momento difícil. eu quero aqui agradecer por tudo que essa família tem feito por Cataguases ao longo dos anos. Mais uma vez quero agradecer em público, na pessoa do Doutor Ivan, este presente", disse. O prefeito também lembrou a importância da Fundação Ormeo Junqueira Botelho que traz importante contribuição para a cultura cataguasense, formando inúmeras pessoas e gerando renda neste segmento.



    O descerramento do painel de azulejos aconteceu com a participação do artista Marco Andrade como palhaço AlzhyMinu e da palhaça Biscuit que puxaram o pano de mãos dadas com os presentes.


    Biscuit e AlzhyMinu

    Para o Site Mídia Mineira, Doutor Ivan expressou seu orgulho em ver a empresa participando do crescimento de Cataguases. "Eu cheguei aqui há 60 anos e assisti o crescimento de Cataguases, a evolução e me sinto orgulhoso porque, modéstia à parte, a Energisa, ex Cataguases Leopoldina, foi uma grande propulsora desse desenvolvimento. Hoje nós estamos entre as 50 maiores empresas do Brasil, naquela época nós éramos uma simples empresa do interior de Minas Gerais, hoje nós estamos no Brasil todo, são 9 estados, temos uma força de trabalho de 15 mil colaboradores e aqui para dizer em uma palavra simples, é que toma conta de todas as empresas. Aqui estão nossos computadores, por aqui se faz tudo das funções meio, ou seja, Cataguases é o coração, Cataguases é que bate, que pulsa e impulsiona a nossa energia. eu fico muito feliz de estar aqui hoje e ser parte do povo de Cataguases, aqui tenho a minha casa, aqui nasceram meus filhos e é uma grande honra pra mim hoje estar aqui para inaugurar esse painel que é mais um presente que nós damos a cidade", completou.

    Mônica Botelho, presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, também falou para nossa reportagem, lembrando que a Energisa sempre atuou de maneira a contemplar a cidade com obras de arte como foi o caso da escultura na Praça Chácara Dona Catarina, do monumento a Humberto Mauro, entre outros e agora com o painel "Alegoria Elétrica". "Isso é uma tradição Cataguasense, obras em espaço público e a gente está muito feliz em poder presentear a cidade com mais esse painel e ao mesmo tempo celebrar os nossos trinta anos de atividade da Fundação que acredito tem cumprido ai com o seu papel ao longo desses anos todos", finalizou.








    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Energisa presenteia Cataguases com painel em azulejos na nova sede nos 30 anos da Fundação Ormeo Junqueira Botelho Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início