
Mas porque a ONU se preocupou com a água se mais de dois terços do planeta Terra é formado por ÁGUA? A razão é que um percentual relativamente baixo dos recursos hídricos, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).
Os estudos e pesquisas do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apontam para o desperdício mundial, médio, de 1.500 km³ de água, anualmente(isso mesmo, são desperdiçados em média cerca de UM BILHÃO E QUINHENTOS MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POTÁVEL a cada ano)!
E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) sofrem com a contaminação e desperdício devido à ações predatórias e insustentáveis por parte do homem. Esta situação é preocupante, são recorrentes as notícias relatando crises na disponibilidade hídrica, até mesmo a falta de água para o consumo de grande parte da população mundial. Os transtornos resultantes da falta de água(mesmo que temporária) são um inconveniente difícil de ser administrado(recentemente a crise envolvendo o Sistema Cantareira (que abastece aproximadamente 8,8 milhões de pessoas na região da “Grande São Paulo) alarmou a todos e provocou inclusive conflitos entre governantes de diferentes estados devido à escassez desse precioso recurso! Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
E aí já parou para pensar no que pode ser feito para evitar o desperdício, melhorar a qualidade da água e até mesmo “aumentar” a sua disponibilidade?
Nós do Rotaract Club de Cataguases compartilhamos essa missão com todos os cidadãos nesse “Dia Mundial da Água”!
(Emanuel Menezes)
Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária
Associado Rotaract Club de Cataguases
Fonte:
0 comments:
Postar um comentário