Uma parceria que está sendo formada entre as 15 cidades que compõem as microrregionais de Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba poderá resolver o problema da neurocirurgia no município. O projeto foi amplamente debatido em duas reuniões que aconteceram na segunda-feira (6), na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRSL) e na Câmara Municipal de Cataguases.

O neurocirurgião funcional Diego Daibert Salomão de Campos é leopoldinense e está disposto a atender a nossa população assumindo todo atendimento de urgência e emergência e mais 100 consultas mensais que serão distribuídas entre as demandas eletivas de cada um todos municípios envolvidos no rateio, explicou o Secretário de Saúde de Cataguases, Eliermes Teixeira de Almeida. As intervenções acontecerão nos hospitais de Cataguases e Leopoldina.


“O mais interessante é que ele vai fazer tudo isso dentro da Tabela SUS, respeitando os valores que o Governo Federal paga ao Hospital pelos atendimentos de média complexidade”, afirmou Eliermes, que explicou ainda que embora Cataguases não tenha credenciamento em alta complexidade, a presença do neurocirurgião será de grande valia, pois boa parte das ocorrências atendidas estão na faixa da média complexidade, e quando não sanadas a tempo, evoluem podendo levar o paciente ao óbito.
Segundo Eliermes, o pagamento do profissional será divido entre as prefeituras que compõe o CISUM em cotas proporcionais ao número de habitantes.
O encontro na GRSL contou com a participação de diversos prefeitos, secretários municipais de saúde, equipe do Consorcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, técnicos representantes da GRSL, vereadores, representantes do Hospital de Cataguases, Santa Casa de Misericórdia Leopoldinense, Hospital São Salvador de Além Paraíba e do médico neurocirurgião Diego Daibert Salomão de Campos, que está se propondo a prestar o serviço na região.
Mais tarde, a convite do vereador Vinícius Machado, reuniram-se na Câmara Municipal de Cataguases para ouvir as explanações do médico a cerca da prestação de serviços, a equipe do Consorcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, técnicos representantes da GRSL, o administrador da Casa de Caridade Leopoldinense, Wolney Aguilar, a supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, Maria Inês de Oliveira Dal Bianco e o Provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior – Bill. Como proposta do vereador Vinícius, apoiada pelos demais edis, do repasse feito pela casa legislativa à Prefeitura, será retirado o valor para a parte que cabe ao município contribuir para a efetuação do pagamento do profissional de saúde.
Bill se mostrou muito otimista com a notícia e aproveitou para demonstrar apoio à ação do CISUM. “Estamos de portas abertas, com nosso centro cirúrgico disponível para receber esse atendimento que tanto beneficiará a Cataguases, como também às demais cidades da Zona da Mata”.
Fonte: Hospital de Cataguases
Fotos: Vinícius Machado e Sargento Jorge Roberto
0 comments:
Postar um comentário