728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    terça-feira, 31 de maio de 2016

    OMS recomenda sexo seguro por oito semanas após visita a área com Zika

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que casais que vivem em regiões onde há transmissão do Zika evitem a gravidez em momentos de alta circulação do vírus. Em atualização de documento sobre prevenção sexual da doença, a organização aconselha ainda a quem visitou áreas onde o vírus é endêmico, que fique por oito semanas sem fazer sexo ou que use preservativos pelo mesmo período, depois que voltar de viagem.

    De acordo com a entidade internacional, o principal vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti, porém, estudos identificaram a presença do vírus em fluidos corporais de pessoas infectadas. Segundo a entidade, a transmissão sexual é mais comum do que se imaginava a princípio.

    O documento também sugere que homens que tiveram os sintomas do vírus, como manchas vermelhas, febre leve e conjuntivite, devem usar preservativos ou evitar relações sexuais por pelo menos seis meses. Este tempo deve ser estendido até o fim da gravidez, em caso de parceira gestante.

    As orientações foram feitas devido à relação entre o vírus zika em gestantes e o nascimento de bebês com microcefalia e outros problemas neurológicos. Segundo a OMS, sempre que surgirem novas evidências, o documento será atualizado. Atualmente, 60 países registraram a transmissão interna do vírus Zika.

    Além das recomendações de ordem individual, a OMS também determina que os governos garantam o direito de mulheres que não querem engravidar usarem contraceptivos de emergência, como a pílula do dia seguinte.

    Teste para detecção do vírus Zika terá resultado em 20 minutos

    Um exame que costumava levar semanas, agora terá resultado em até 20 minutos, se distribuído para toda a população brasileira. Isso porque a Sesab, Secretaria de Saúde da Bahia, obteve o registro da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e apresentou, nesta terça-feira, em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do Zika vírus.

    O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido vai facilitar a vida da população.

    O dispositivo possui duas fitas cassetes portáteis, que utilizam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM, identificando infecções de até duas semanas. Já o segundo cassete reage ao IgC e identifica se o paciente já teve a infecção há mais tempo.

    Isso permite que o teste rápido detecte os anticorpos contra o vírus da Zika, no organismo do paciente, em qualquer fase da doença.

    O teste foi desenvolvido pela Sesab em parceria com uma empresa sul-coreana, que transferiu a tecnologia ao laboratório fabricante, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BahiaFarma), ligado à Secretaria de Saúde do estado.

    Com a autorização concedida pela Anvisa, o laboratório só aguarda o pedido do Ministério da Saúde para início da fabricação e distribuição à população brasileira. A previsão inicial pode ser de até 500 mil testes por mês.

    Em relação aos custos do produto, o Diretor-Presidente do Laboratório público, BahiaFarma, Ronaldo Dias, disse que podem variar conforme a quantidade de itens fabricados, cujo pedido depende do Ministério da Saúde.

    Os primeiros caso de Zika vírus no Brasil, foi descoberto, na Bahia, em julho de 2015, quando casos associados à Síndrome de Guillan-Barré foram confirmados. De acordo com a Sesab, nos últimos 12 meses, 105 mil casos suspeitos de Zika foram notificados, no estado. Nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 36 MIL casos foram registrados, também na Bahia.

    Zika

    Transmitido por um mosquito bem conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre do ano passado, era que sua evolução costumava ser benigna e que os sintomas, geralmente erupção cutânea, fadiga, dores nas articulações e conjuntivite, além de febre baixa, eram mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, também transmitidas pelo mesmo mosquito.

    Porém, em 28 de novembro de 2015 o Ministério da Saúde confirmou que, quando gestantes são infectadas pelo vírus podem gerar crianças com microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro que pode vir associada a danos mentais, visuais e auditivos. Pesquisadores confirmaram que a Síndrome de Guillain-Barré também pode ser ocasionada pelo Zika.

    A microcefalia não é uma malformação nova. Ela pode ter como causa diversos agentes infecciosos, além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

    A relação entre o zika e a microcefalia e outras alterações neurológicas motivou a declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde em novembro do ano passado e de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS em fevereiro de 2016.

    Agência Brasil
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: OMS recomenda sexo seguro por oito semanas após visita a área com Zika Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início