
A palavra solstício deriva do latim "sol" e "sístere", que se traduz como permanecer quieto. É o momento em que o Sol atinge a maior declinação em altitude, medida a partir da Linha do Equador. No solstício de dezembro, em especial nas culturas romana e celta, se festejava o retorno do Sol.
Na América Latina o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data, que representa um marco no Calendário Maia, que gerou uma interpretação sobre o fim dos tempos que acabou muito difundida no ano de 2012, para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza.
A entrada do Verão marca o maior dia e a menor noite do ano. A partir daí até a entrada do Outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do Outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia – o que é chamado de "equinócio".
Cataguases
Em Cataguases, o dia iniciou nublado mas ainda pela manhã deu lugar ao sol. Existe a possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite o tempo fica aberto. O índice de incidência dos Raios Ultravioleta é extremo e a proliferação de mosquito intensa.
Acompanhe diariamente a previsão do tempo para Cataguases e região aqui.
*Com informações do EBC, Jornal do Brasil e Clima tempo
0 comments:
Postar um comentário