Mais um Festival de Viola de Gastronomia de Piacatuba vem aí para a alegria dos apaixonados pela música de raiz e pelas delícias da cozinha mineira. O evento, que em 2015 entra em sua 13ª edição, é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Energisa, com apoio da Fundação Ormeo Botelho, Câmara e Prefeitura Municipal de Leopoldina, e acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro, na bucólica Piacatuba, distrito de Leopoldina localizado no coração da Zona da Mata e a 322 km de Belo Horizonte.
Priorizando sempre a tradicional viola caipira, a programação de shows traz ao palco alguns dos maiores violeiros do país, com destaque para os renomados Miltinho Edilberto e Jaime Além. Com agenda que se divide entre o Brasil e a Europa, o compositor Miltinho Edilberto já foi gravado por estrelas como Maria Bethania, Maria Gadú e Sérgio Reis e possui composições utilizadas em trilhas de programas da Rede Globo como a Novela "O Clone", "Globo Reporter", "Fantástico", "Mais Você" e " Amor e Sexo.
Músico, produtor, pesquisador de Cultura Popular, compositor premiado em vários Festivais, Milton Edilberto é considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil e foi um dos criadores do movimento batizado de "Forró Universitário". Desde a tradicional Viola Caipira, que o consagrou como um dos principais instrumentistas do gênero, até o Forró Pé- de-Serra, passando por Oficinas e apresentações sobre Folclore Brasileiro, Miltinho vem resgatando e preservando nossas raízes através de documentários, WorkShows e produções fonográficas.
Já o nome do violinista Jaime Além sempre foi associado à Maria Bethânia. O que se justifica amplamente, já que há 30 anos ele é arranjador, produtor e diretor dos espetáculos da baiana. No rico e efervescente caldeirão sonoro de Jaime Além, convivem em harmonia plena e de forma conceitual: baiões, modas de viola, chula, canções, baladas, intrínsecos diálogos com os universos musicais de Villa Lobos e do Clube da Esquina.
Para o cinema, o violeiro se destacou com trilha sonora de 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, um dos maiores sucessos de público da chamada retomada do cinema brasileiro, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano, além de Mutum, de Sandra Kogut, adaptação de Campo geral, de Guimarães Rosa.
Shows, bares, restaurantes, artesanatos, oficinas e teatro também movimentarão Piacatuba, que oferece aos turistas uma gastronomia diversificada, com receitas que misturam ingredientes comuns e requintados, criando pratos que agradam a diversos paladares, sem se esquecer, é claro, da tradicional comida Mineira.
Veja a Programação Completa
Dia 8 de outubro- quinta-feira
- Abertura- 20h -Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes da Etapa Regional
- 21h- Festival de Viola Etapa Regional
- 22h30- Ricardo Vignini
Dia 9 de outubro- sexta-feira
- 20h- Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes Etapa Nacional
- 21h- Festival de Viola Etapa Nacional
- 21h30- Cordas Cariocas
- 23h- Renato Caetano
Dia 10 de outubro- sábado
- 21h – Arnaldo Freitas
- 22h- Jaime Além
- 23h- Viola de Nois
Dia 11 de outubro- domingo
- 20h- Orquestra de Violeiros Terra da Uva
- 21h30- Tavinho Limma
- 23h30 – Miltinho Edilberto
Dia 12 de outubro- Segunda-feira
- 9h- Missa Matriz N.S. da Piedade
- 14h- Teatro Infantil:Grupo Pera
- 15h30 – Apresentação da Oficina de Percussão Feliz quem Toca
Por: Fernanda Espíndola / Assessoria de Imprensa do Festival
0 comments:
Postar um comentário