728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 28 de maio de 2015

    Coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde falam sobre a falta de vacina BCG em Cataguases

    A Coordenadora de Imunização, Sirlaine Garcia Cardoso e a Coordenadora de Epidemiologia, Lívia Machado Milane estiveram no programa Mídia Mineira em Debate que vai ao ar pela Rádio Cataguases AM, de segunda a sexta-feira a partir das 12 horas para falar sobre a campanha de vacinação no município e aproveitaram para explicar sobre a falta da vacina BCG em Cataguases, devido a diversas reclamações enviadas para a redação do site. A vacina, protege a criança contra tuberculose e deve ser dada nas primeiras horas de vida do recém nascido.

    Conforme explicou Sirlaine Cardoso, o problema não é exclusivo de Cataguases, mas existe um problema de distribuição em todo o país e vários municípios estão registrando falta da vacina. Para não deixar as crianças desassistidas, a Secretaria de Saúde, está mantendo uma lista com nome e telefone das mães para que a medida que os frascos são disponibilizados as mães estão sendo chamadas para levarem as crianças. Ela ressaltou também, que as mães devem ficar atentas ao número de telefone informado e que como o frasco é multidose, devendo ser utilizado em um período máximo de 6 horas após a abertura, para não perder a eficácia, as mães quando contactadas devem comparecer com urgência a sala de vacinação para não perder a chance de vacinar seu filho.

    Lívia Machado, disse que ainda não existe uma previsão de normalização das doses, que o problema não é exclusivo da rede pública, pois o laboratório que fornece para a rede pública fornece também para a rede privada e que não adianta ir para outro município para ser vacinado. "O município teve de trabalhar com o seguinte objetivo: Vacinar o maior número de crianças possível com o aproveitamento de 100% das doses. [...] A gente sabe que às vezes é desconfortável ter de agendar e não é o propósito do Ministério da Saúde, mas foi a forma que nós encontramos para evitar desperdício de doses através desse agendamento, senão, correríamos o risco de abrir um frasco, diluí-lo, administrar uma ou duas doses e o resto ficar inutilizado, o que seria um desperdício e falta de responsabilidade e comprometimento com as demais crianças." completou.

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde falam sobre a falta de vacina BCG em Cataguases Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início