A Associação dos Comerciantes de Carnes de Cataguases, inaugurou na semana passada a nova lagoa de tratamento de resíduos do Frigorífico Municipal.
O Novo tanque de tratamento biológico aeróbio, foi construído pela empresa Geocan de Belo Horizonte e junto com o primeiro, totaliza cerca R$ 280 mil em investimentos em meio-ambiente, pagos exclusivamente com dinheiro da Associação dos Comerciantes de Carnes.
O Diretor Financeiro da Associação, Marco Aurélio Xavier, contou ao Site Mídia Mineira, que o projeto ambiental inicial, seria a instalação das duas lagoas de tratamento antes do funcionamento, mas devido a necessidade rápida de mudança, foi autorizado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar, o funcionamento com apenas uma lagoa e agora, termina toda a estrutura ideal para que os resíduos gerado pelo abatedouro sejam tratados e a água retorne para o meio-ambiente livre de poluentes. Marco Aurélio, frisou que para o volume de abate atual, uma lagoa já atendia as necessidades de tratamento e com a nova funcionando, o Frigorífico fica pronto para aumentar sua capacidade se necessário.

Também o Presidente da Associação, Sr. Marson Luiz Costa Dias, disse a nossa reportagem que a nova lagoa representa o ponto máximo na área ambiental que o Frigorífico necessitava atingir. "Este é o último mandato meu e nós queremos entregar para a nova diretoria da melhor forma possível em relação a equipamentos e parte ambiental" disse.
Em relação as câmaras frias que o Frigorífico necessita para realizar as funções de frigorífico de fato, o presidente disse que ainda não tem previsão para instalação, pois o valor orçado é muito alto, cerca de R$ 750 mil e que no momento a Associação não teria condições financeira para arcar com isto.
O Engenheiro Guilherme Duarte Machado, que estava no local representando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, disse que o município terá grande benefício com este tratamento, pois toda a água utilizada será lançada já com o devido tratamento
0 comments:
Postar um comentário